TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia no Brasil

Por:   •  7/11/2018  •  Dissertação  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

A Sociologia no Brasil

O surgimento da Sociologia no Brasil, também conhecida como Sociologia Brasileira, teve início a partir das décadas de 1920 e 1930, nesse período os estudos eram voltados principalmente para a escravatura a abolição, êxodos e estudos sobre índios e negros.

Nas décadas que se seguiriam, no entanto, a Sociologia no Brasil passou a voltar-se para os estudos que abordassem prioritariamente temas relacionados às classes trabalhadoras, tratando assim de assuntos como salário, jornadas de trabalho, ambientes de trabalho urbano e rurais, organizações e condições dos ambientes de trabalho, relações entre empregados e empregadores, etc. Dentre os autores mais significativos, temos: Sérgio Buarque de Holanda (Raízes do Brasil-1936), Gilberto Freyre (Casa Grande & Senzala-1933) e Caio Prado Júnior (Formação do Brasil Contemporâneo-1942)

Foi na década de 60 que a sociologia dedicou prioridade ao processo de industrialização do Brasil, no tocante aos aspectos relacionados à reforma agrária e movimentos sociais no espaço urbano e rural.

Já em meados de 1964, os sociólogos que estudavam a sociedade brasileira passaram a se dedicar aos problemas econômicos e de ordem política do país, esses criados devido ao temor de estar em convivência com o regime militar, o qual perdurou de 1964 a 1985, no Brasil, período em que a sociologia foi simplesmente impedida de fazer parte do currículo escolar. Na década de 1980 a Sociologia finalmente voltou a ser disciplina no ensino médio, sendo facultativa sua presença na grade curricular.

No ano de 2009 a Sociologia teve um marco muito importante no país, pois a sua disciplina foi instituída como obrigatória na grade. Com isso, a sociedade como um todo ganhou, pois aliada às demais áreas do saber, a Sociologia ajuda o entendimento de que as coisas nem sempre foram da mesma maneira que são hoje. Dessa forma, torna-se mais fácil perceber que as mudanças são possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (276.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com