TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida de Irineu Evangelista de Souza o Barão de Maúa

Por:   •  25/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

A Vida De Irineu Evangelista de Souza o Barão de Mauá

Nascido no dia 28 de Dezembro de 1813 na Vila de Nossa Senhora do Arroio Grande no Rio grande do Sul, Filho de João Evangelista de Avila Sousa e Mariana de Jesus Batista de Carvalho.
Irineu Evangelista passou por uma infância muito sofrida quando teve seu pai assassinato por ladrões de Gado aos 5 anos de idade, isso trousse a Irineu uma reviravolta muito grande em sua vida pois 3 anos Após o falecimento de seu pai sua mãe veio a se casar com João Jesus que deixou claro que não iria assumir ou manter algum vinculo  com o   seu filho do primeiro casamento. Então Irineu aos 8 anos foi deixado com seu tio Manuel José de Carvalho no interior de São Paulo, onde foi alfabetizado.

Depois de 1 ano morando com seu tio aos 9 anos de idade Irineu voltou para o Rio Grande do Sul e foi morar com outro tio o Comandante de embarcação da marinha mercante José Batista de Carvalho, que transportava em seu Navio Couros e Charque Do rio Grande do Sul para o Rio de Janeiro.
Irineu começou a trabalhar ainda aos 9 anos em um armazém onde ele exercia a função de caixeiro , onde ele trabalhava no período das 7h da manhã até as 22h da noite. Dois anos mais tarde aos 11 anos, Irineu trocou de serviço indo trabalhar no comercio do Sr Antônio Pereira de Almeida em uma livraria, lá ele exerceria a função de guarda livros, onde teve uma passagem rápida, por conta da crise do primeiro reinado, o comerciante veio abrir falência, porem Irineu liquidou todas as dividas.
Como um Ato de gratidão há Irineu, o comerciante Antônio pereira o indicou para um trabalhar em um novo serviço na empresa do escocês Richard Carruthers, que fazia importação no ano de 1830.

Este ano foi fundamental na carreira de Irineu, pois foi trabalhando para Carruthers, que Irineu aprendeu o inglês, contabilidade entre outras praticas necessárias no comercio. Com o seu grande desenvolvimento Irineu veio a ser promovido a Gerente da empresa e pouco tempo depois se tornar sócio de Carruthers, que o introduziu na maçonaria para desenvolvimento do seu intelecto.
No seu Retorno para o Brasil em 1839 com 26 anos, mandou que fossem ao Rio Grande do Sul para que buscassem sua mãe, que já estava viúva pela segunda vez e sua irmã para que viessem morar com ele, sua irmã também trousse sua sobrinha Maria Joaquina de Sousa Machado, a qual ele viria se casar dois anos depois. Nesse casamento eles tiveram dezoito filhos, porém apenas onze nasceram com vida, sete deles atingiram os 18 anos e apenas cinco deles permaneceram vivos após o falecimento de Irineu. Ocorreu por causa de muitos problemas genéticos por conta do seu gral de parentesco com sua sobrinha e esposa Maria Joaquina , carinhosamente chamada de Mey

Ainda no ano de 1839 ele também assumiu os negócios da empresa por se mostrar ser uma pessoa de confiança ao seu gestor, pouco tempo depois Irineu viajou para a Inglaterra á negócios, Lá Irineu conheceu melhor as fabricas fundições de ferro e o mundo dos empreendedores capitalistas, tendo assim o interesse de começar a importar aquele tipo de industrialização para o Brasil.

Voltando para o Brasil ele adquiriu uma fundição na Ponta da Areia em Niterói, Rio de Janeiro no ano 1846 que logo se tornou um estaleiro de construções navais Dando inicio a indústria naval brasileira. Um ano após a transformação da Fundição e Companhia estaleiro da Ponta da Areia, já quadruplicava o seu tamanho e tornou-se o maior Empreendedorismo industrial do Brasil, conseguindo atingir a produção de mais de setenta e dois em 11 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (50.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com