TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DE VIDA DE ORLANDO IRINEU FONSECA

Por:   •  29/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRIA DE VIDA DE ORLANDO IRINEU FONSECA

Orlando Irineu Fonseca nasceu em Santarém-PA, em 03 de maio de 1937. Filho de Abel Irineu Fonseca e Cecília Irineu Fonseca, descendente de uma família Indígena, passou parte de sua infância e juventude na sua cidade natal. Estando ele dentro dos planos e propósitos de Deus conheceu Raimunda de Sousa a qual se casou e formaram uma família gerando oito filhos, trabalhava duro para dar o sustento e uma boa qualidade de vida a sua família permaneceu por alguns anos naquela cidade até que um dia Deus fala ao seu coração para trabalhar na obra do Senhor pregando salvação e implantando o Reino de Deus na terra.

Sendo ele um autêntico servo do Senhor, com grande gozo e bom grado atendeu ao pedido de Jesus Cristo e mudou-se com toda a família para Belém do Pará. Sabendo que encontrariam nessa nova jornada grandes desafios, porém nunca desanimou ou deixou de confiar que Deus, pois sabia que ele proveria o necessário para o sustento de sua vida e família.  Meses depois ingressou no seminário Teológico Batista Equatorial, onde estudou por 04 anos o curso de bacharel em teologia, nesse intervalo como seminarista teve de enfrentar muitas crises financeiras, e para manter a família e as mensalidades do curso, disponibilizou-se a ser faxineiro na instituição em que estudava.

Orlando Irineu Fonseca com muita fé luta e sacrifício terminou seu seminário e formou-se em bacharel em teologia. Meses depois a convenção Batista Paraense (COBAPA) ordenou-lhe Pastor, com a carteira de ministro Batista de N° 10.

 O chamado Ministerial de Deus estava se concretizando, e na obra do Senhor pastoreou e fundou mais de 28 Igrejas no Pará, e em outros estados como, por exemplo,  na cidade de Chapadinha Maranhão. Em 1980 motivado pela evangelização e salvação de vidas chegou a Goianésia do Pará a fim de fazer trabalhos missionários, fundando assim a 1ª Igreja Batista neste município, a qual encontra-se localizada ao lado do mercado municipal.  

Com o crescimento populacional e o desenvolvimento do município  o reverendo sentiu de Deus que devia deixar a 1ª Igreja Batista, e iniciar um novo trabalho na cidade, ele obedece e ergue a 2° Igreja Batista Nova Jerusalém, que hoje está localizada na Avenida Tancredo Neves, bairro centro.

O Pr. Orlando como era conhecido sempre se importou com vidas e o lugar onde residia com sua família. Por isso, nunca mediu esforços para ajudar no desenvolvimento do município. Convém ressaltar que na sua chegada, na década de 1980, Goianésia era uma pequena vila que pertencia ao Município de Rondon do Pará. Mas este Pr. Grande servo de Deus percebeu que na região não havia escola, energia elétrica e estradas, diante destas situações começou a empenhar-se para diminuir os sofrimentos dos moradores do lugar pela falta de alguns direitos básicos e passou a lutar incansavelmente pela educação, direitos sociais, saúde etc. no ano de 1988 ele fundou a primeira creche do município, sendo esta uma escola anexa a 1ª Igreja Batista chamada de Monte Horebe, situada na rua JK n° 62 e que beneficiava 500 crianças de 02 a 06 anos de idade, nos turnos manhã, intermediário e tarde, hoje esta escola continua a existir no mesmo local e funciona com o nome E.M.E.I. Criança Feliz.

Insatisfeito com o descaso Público por parte dos governantes de Rondon do Pará, para com à comunidade uma vez que estes não tinham acesso energia elétrica, o Pr. Orlando juntamente com o Ir. Otacílio foram até Belém do Pará a fim de falar com os governantes em busca de energia, e tendo sucessos em sua empreitada. Meses depois foi anunciada a vinda da energia para o município, na ocasião ficou acertado que os postes seriam de madeira e fornecidos pela comunidade.

Com a energia implantada os problemas da comunidade foram suavizados e os ânimos para novas conquistas foram despertados, então o Pr. Orlando reuniu-se com a associação de moradores do lugar para formar uma comissão e ir até o deputado Giovane Queirós para pedir a Municipalização de Goianésia, esta causa de grande importância foi levada a sessão do plenário da câmara dos deputados onde, votaram de forma unânime para a criação do município de Goianésia do Pará.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com