TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação grega é dupla

Resenha: A educação grega é dupla. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Resenha  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

A educação grega é dupla, ou seja, dividida entre o saber tecne – saber técnico, que instrui para a realização de trabalhos, destinado ao escravo e ao artesão livre – e o saber teoria – saber teórico, que instrui para ser um cidadão nobre, destinado a aristocracia. Essa dualidade persiste na educação contemporânea.

Dualidade é a propriedade ou caráter do que é duplo, do que é dual, ou que contém em si duas naturezas, duas substâncias ou dois princípios.

A dualidade estrutural expressa uma fragmentação da escola a partir da qual se delineiam caminhos diferenciados segundo a classe social, repartindo-se os indivíduos por postos antagonistas na divisão social do trabalho, quer do lado dos explorados, quer do lado da exploração.

No Brasil, essa diferenciação se concretizou pela oferta de escolas de formação profissional e escolas de formação acadêmica para o atendimento de populações com diferentes origens e destinação social.

Na Grécia, crianças aprendem desde cedo fora das escolas. As crianças mais pobres aprendem em oficinas e nos campos de lavouras. As crianças ricas inicialmente aprendem em acampamentos e ao redor de velhos mestres. Toda educação fora da escola tem enorme importância para a disseminação e democratização da cultura.

O conceito de educação não esta restrito ao espaço formal, pois a educação esta em todo lugar e não há uma forma única nem um único modelo de educação, podendo ser formal, não formal ou informal. Ela não precisa acontecer especificamente dentro de instituições de ensino.

A educação faz parte da construção, continuidade e legitimação de cada sociedade. Ela é encontrada quando o saber é repassado de geração em geração para a continuidade de costumes, tradições e crenças de cada povo.

A educação é o ponto chave do desenvolvimento, visto que ela integrar o homem a sociedade a que pertence, é uma transferência de conhecimento, uma prática social.

O Acesso à educação é fundamental para a instrução de um povo e quanto maior for a sua instrução, maior é a capacidade de desenvolvimento de uma sociedade.

Tenta mostrar ao leitor que a educação não se faz só dentro da sala de aula, que educação acontece em todos os lugares, através da troca de experiências e conhecimentos adquiridos ao longo da vida

Em Roma a educação era comunitária e os reis aravam terra junto com os seus servos, os filhos eram educados pela mãe até os sete anos e depois passavam a ser responsabilidade dos pais.

Na Grécia antiga a educação inicialmente era estritamente de relações interpessoais, até os 7 anos a criança grega era educada apenas no âmbito familiar (educação doméstica), a partir daí, até os 14 anos, a educação é conduzida pelos mestre-escola.

os pedagogos escravos eram os verdadeiros educadores, pois conduziam as crianças por esse processo, de modo que conviviam com as crianças mais do que os pais, e, assim, ensinavam a eles a cultura da polis.

O autor ainda cita que na Grécia antiga a educação, que foi nomeada como Paidéia, se iniciou como comunitária, mas com o desenvolvimento da sociedade se tornou específica, onde foram criadas dois tipos de educação, uma para a nobreza e outra para os plebeus, e os escravos não tinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com