TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A era dos imperios

Por:   •  6/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

A primeira guerra aconteceu entre 1914 e 1918, mas muito antes de 1914, os conflitos que levaram a guerra acontecer já estava começando a ser travados. Entre as ultimas décadas do século XIX a Europa estava vivendo a chamada Bele Époque, foi um período de grandes descobertas cientificas (fotografia, cinema, avião, automóvel...).  Conhecido também como era de ouro /de luz, um período de grande iluminação na Europa por conta também da

Ok

Apesar da Europa esta vivendo um momento de prosperidade na época da Bela Époque, por baixo disso tudo, tinha os conflitos já sendo travados. E são os fatores que desencadearam a primeira guerra mundial.   As razões para a primeira guerra mundial são:

A grande disputa imperialista entre os países europeus

Não esquecendo que o contexto histórico da primeira guerra mundial no século XX é a segunda revolução industrial. Várias potencias super industrializadas. Portanto podemos falar que a primeira guerra mundial foi uma concorrência econômica entre nações/potencias industrializadas. E o imperialismo/neocolonialismo era uma forma onde essas potencias industrializadas tinham de conseguir mais lucro, mais mercado consumidor. Os países europeus estavam travando uma grande disputa entre territórios da África e da Ásia. Então, não esquecendo a primeira guerra mundial foi uma concorrência econômica que acabou se tornando em um conflito armado.

A unificação da Alemanha porque ela quebrou o equilíbrio que tinha na Europa, o país muito grande se formou e virou uma grande ameaça para ou outros países porque a Alemanha se tornou logo uma grande potencia. Isso ameaçou a Inglaterra principalmente, que era a maior potência mundial, porque os ingleses disputavam espaço colonial na África e Ásia com os alemãs.

  • REVANCHISMO

Atritos, intrigas politicas entre os países os países e nações. A mais famosa delas foi entre a França e Alemanha . A França que perdeu a guerra franco prussiana para os alemães, perdeu território. Por isso já existe um conflito, um desconforto dentro da Europa. Lembrando que a Europa é o principal palco da guerra. Outro revanchismo importante, além de França versus Alemanha, é Inglaterra versus Alemanha,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com