TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução dos materias de artilharia antiaérea após a Segunda Guerra Mundial

Por:   •  18/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  11.953 Palavras (48 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 48

1 INTRODUÇÃO

O estudo da Artilharia Antiaérea, atualmente, tem crescido de importância no Brasil, tendo em vista a necessidade de defesa antiaérea para os grandes eventos que ocorrerão em 2014 com a Copa do Mundo de Futebol e em 2016 com a Olimpíada na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, o largo emprego da aviação pelos diferentes países no mundo no combate moderno e, consequentemente, faz necessário se defender com rapidez e precisão, para evitar maiores danos às tropas amigas ou instalações vitais.

O projeto em questão está enquadrado no campo de estudos das Ciências Militares, na linha de estudos sobre Artilharia Antiaérea, cujo tema é - A EVOLUÇÃO DOS MATERIAIS DE ARTILHARIA ANTIAÉREA DO EXÉRCITO BRASILEIRO APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. O estudo deste tema cresce de importância quando se considera a evolução dos materiais antiaéreos brasileiros como fator preponderante para a análise das necessidades de aquisições pelo Brasil, pois devem ser compatíveis em poder de fogo e tecnologia frente as novas ameaças aéreas para que se tenha uma defesa antiaérea eficaz.

O estudo foi limitado particularmente ao período pós Segunda Guerra Mundial até os dias atuais, buscando-se verificar as ameaças aéreas nos conflitos ocorridos nesse período e, principalmente enfatizando, o estudo dos materiais antiaéreos adquiridos pelo Exército Brasileiro ao longo das últimas seis décadas. Com relação às dimensões da variável materiais antiaéreos, pretende-se abordar a sua evolução a partir dos conceitos relacionados diretamente à influência na Defesa Antiaérea, tais como alcance das armas, furtividade e capacidade de carga e alcance. Dentre as várias dimensões da variável Sistema Operacional Defesa Antiaérea, foram abordados os conceitos relacionados ao alcance das armas e sensores, cadência de tiro, teto de emprego, precisão dos elementos de tiro, sistemas de guiamento e capacidade de acompanhamento.

Justifica-se o trabalho pela dotação do Teatro de Operações moderno de grande mobilidade e flexibilidade, o que exige rapidez e precisão no fluxo das informações, para que sejam garantidos os resultados das ações executadas, principalmente, quando se trata de informações sobre vetores aéreos, que podem atacar e retirar-se do campo de batalha em poucos segundos.

O Exército Brasileiro possui uma doutrina que versa sobre o emprego da Artilharia Antiaérea, porém não existe ainda a mentalidade de Defesa Antiaérea implantada no país, tendo em vista a escassez orçamentária enfrentada e as prioridades impostas, nas quais ainda não é priorizada esta área onerosa e em constante atualização.

O material empregado na Defesa Antiaérea data, em sua maioria, das décadas de 1970 e 1980, não existindo na Força materiais de média e grande altura, uma necessidade visível no combate moderno. Neste sentido, o presente estudo justifica-se por promover uma discussão embasada em fatos históricos a respeito de um tema atual de suma importância para a manutenção da capacidade operacional da Artilharia Antiaérea, com o objetivo de expor as tendências mais modernas no tocante aos tipos de materiais necessários para a contraposição às atuais ameaças aéreas.

Pretende-se ainda, buscar a conscientização das autoridades militares do Exército Brasileiro em todos os níveis sobre os riscos assumidos, quando do estancamento do processo de modernização do componente terrestre da Defesa Aeroespacial, tendo em vista a proximidade dos grandes eventos que serão realizados no Brasil e pela defasagem existente no material antiaéreo brasileiro.

Pretende-se, então, responder ao seguinte problema: face as novas ameaças aéreas quais foram as evoluções dos materiais antiaéreos brasileiros após a Segunda Guerra Mundial?

A fim de viabilizar a consecução do objetivo geral de estudo, foram formulados objetivos específicos, de forma a encadear logicamente o raciocínio descritivo apresentado neste estudo, quais sejam: verificar os avanços ocorridos nos recursos tecnológicos da ameaça aérea; verificar os avanços ocorridos nos recursos tecnológicos do armamento de artilharia antiaérea do Exército Brasileiro; verificar os avanços ocorridos nos recursos tecnológicos do sistema de controle e alerta e apresentar as ameaças aéreas e materiais de defesa antiaérea em uso atualmente.

Para serem atingidos os objetivos propostos, foi realizada extensa pesquisa bibliográfica, buscando os principais autores da área baseada no método dedutivo, pois parte-se da premissa maior da evolução dos materiais antiaéreos brasileiros, para deduzir-se que é necessário o acompanhamento de tal evolução pela Artilharia Antiaérea com vistas a seu emprego eficaz no Teatro de Operações ou mesmo no Território Nacional.

A presente monografia está assim estruturada:

No segundo capítulo procura-se mostrar a evolução da ameaça aérea no após Segunda Guerra Mundial até os dias atuais, ressaltando as características mais marcantes e de maior importância para a defesa antiaérea.

O terceiro capítulo traz a evolução histórica dos materiais de artilharia antiaérea do Exército Brasileiro no período após a Segunda Guerra Mundial até os dias atuais, analisando principalmente as características técnicas quanto o alcance das armas e sensores, cadência de tiro, teto de emprego, precisão dos elementos de tiro, sistemas de guiamento e capacidade de acompanhamento. Além disso, será abordado a influência desses materiais adquiridos na formação das Unidades e Subunidades de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro.

No quarto capítulo e último capítulo faz-se referência às inovações apresentadas pelos principais fabricantes de materiais de defesa do mundo propostas para entrar em operação nos próximos anos e que evidenciam um grande salto na maneira de se conduzir a defesa aeroespacial.

2 AMEAÇA AÉREA

No presente capítulo será abordada a evolução da Ameaça Aérea do Pós Segunda Guerra Mundial até os dias atuais, procurando demonstrar quais foram os avanços técnicos e tácticos dos armamentos e o papel no conflitos que ocorreram.

2.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.8 Kb)   pdf (321.5 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com