TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A física de Aristóteles: uma construção ingênua?

Por:   •  4/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

 

A física de Aristóteles: uma construção ingênua?

 

São  Paulo

2019

Introdução

Aristóteles foi um filosofo que tinha várias teorias sobre tudo chegou até explicar sobre a física e por conta dessas teorias e podemos chegar algumas das conclusões atualmente. Aristóteles foi uma base para os nossos pensamentos. Nesse trabalho abordarei exatamente os temas citados acima, sobre a importância e quais foram as teorias do nosso querido filosofo Aristóteles.

Boa leitura !

A FÍSICA DE ARISTÓTELES: UMA CONSTRUÇÃO INGÊNUA?

Refere-se  a um elaborado e sistemático conjunto de teorias haver com o movimento de seres e corpos celestes , toda via para Aristóteles abrange um assunto bem mais amplo sobre o movimento , inspirado no mecanismo  do universo, da terra  e com o fluxo deste sistema geocêntrico .

Para Aristóteles, apesar de todos os seres serem formados por matéria, não é isso que o define, mas  sim, os próprios  determinam quem são com suas características e formas. Portanto, para Aristóteles, os seres são imutáveis, incapazes de se desfazer .

Ele também trabalha a questão do movimento divida em 2 modalidades : Nascimento e destruição , mudança de qualidade ,mudança de tamanho e deslocamento. Para Aristóteles, toda forma de movimento (mudança) possui uma causa, estabelecida em quatro causas: Causa formal : onde as coisas são de caráter incorruptível, imutável; Causa material :do que é feita a coisa; Causa eficiente : sobre o agente que produz o resultado; Causa final : finalidade da mudança, para que a coisa tende. Mudando oque está em “potência” para o “ato”. O pensamento aristotélico era que não havia o vácuo, pois a natureza não a suportaria, sendo assim, ela evita a formação do vácuo , tal pensamento não aceitava também a extensão  material infinita, tinha que haver um final, ligando assim as estrelas e a Terra. O grego Eudoxo definiu o modelo das esferas cristalinas, com um modelo matemático próprio para demonstração das trajetórias celestes. Aristóteles, aperfeiçoou   tal modelo , elaborando assim a base de sua teoria dos `` movimentos naturais ´´.Sendo assim uma vez que muda seu lugar de naturalidade, as partes espontaneamente voltam a ele , fazendo um movimento nomeado naturais e isso se aplica a todos os corpos do universo.  A terra sendo feita de um material pesado, o natural seria ela cair , todavia , ela assume um movimento chamado como movimento antinatural de subida, de afastamento da Terra, e sua causa não poderia ser encontrada na essência do próprio ser, mas seria exterior. Para explicar esse fenômeno, Aristóteles dizia que para realizar  tal movimento exigia uma interação com uma força externa, definida como movimento violento  sendo assim, o movimento violento era causado pelo éter, pois caso não fosse, a Terra se movimentaria com uma velocidade infinita no vácuo.  

Foi somente quando surgiu a astronomia heliocêntrica de Copérnico que a ciência de Aristóteles  ,teve seu pensamento cancelado, pois foi abandonado tal ensino que permaneceu por anos e foi renovado por outro pensamento. A maioria dessa novas    aquisições, deve- se a Galileu onde ele propôs a lei das inercias dos corpos, utilizou a matemática para expressar alguns fenômenos físicos . Apartando-se da ideia dos cosmos  por um espaço representável por conceitos geométricos abstratos, ligadamente   com as ideias de algumas causas, formal e final, em prol de uma abordagem mecanicista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com