TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A guerra do Iraque, de Bush a Obama

Artigo: A guerra do Iraque, de Bush a Obama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

A guerra do Iraque, de Bush a Obama

Há dez anos, usando o argumento de que o Iraque possuía armas de destruição em massa, o presidente dos EUA, George W. Bush, lança uma ofensiva contra o Iraque e seu ditador, Saddam Hussein. As tropas americanas sairiam do país oito anos depois, já sob comando do presidente Barack Obama, após um saldo de quase 5 mil baixas militares e cerca de 120 mil mortes civis.

Sob o argumento de que o governo do ditador Saddam Hussein possui armas de destruição em massa, o então presidente dos EUA, George W. Bush, autoriza a invasão do Iraque e aplica aquilo que ficaria conhecido como a 'Doutrina Bush' de ataques preventivos. Bombardeios na madrugada do dia 19 para o dia 20 marcam o início da ofensiva, liderada pelos EUA e com participação do Reino Unido, responsável pelos ataques no sul do país.

Obama aborda violência no Iraque com Biden e parlamentares

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, compareceu nesta quarta-feira na reunião do vice-presidente Joseph Biden com uma delegação de parlamentares iraquianos para tratar a situação no Iraque, que registrou um aumento na violência desde que grupos extremistas ligados à Al Qaeda ganharam força com o início da guerra civil na Síria.

Nesse encontro, que contou com a participação do porta-voz do Conselho de Representantes Iraquianos, Osama Al Nujaifi, os dois países ratificaram "a importância estratégica" de sua cooperação na luta contra o terrorismo, informou nesta quarta-feira a Casa Branca em comunicado.

A reunião de hoje acontece depois que vazou no dia 17 de janeiro a informação que os Estados Unidos preparam o envio de uma carga de armamentos e munição para o governo iraquiano para ajudá-lo a fazer frente à crescente ameaça de grupos radicais islâmicos vinculados à Al Qaeda.

Esses grupos aumentaram sua força desde o início da guerra civil na Síria, que estenderam sua influência no Iraque, onde chegaram a controlar a cidade de Faluja.

Um dos temas tratados na reunião de hoje foi a integração das milícias tribais nas estruturas de segurança do Iraque que lutam contra os extremistas.

Obama pediu aos parlamentares iraquianos que mantenham o diálogo para solucionar os "pedidos legítimos de todas as comunidades no processo político".

Além disso, o líder americano transferiu mais uma vez o apoio dos EUA ao Iraque na luta contra os grupos extremistas, assim como contra qualquer outra forma de terrorismo.

Helicópteros e artilharia das forças iraquianas bombardearam posições rebeldes, mas sem conseguir subjugar as milícias islamitas, o que coloca em dúvida a capacidade do Iraque para fazer frente às novas ameaças depois da saída das tropas americanas no final de 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com