TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Universidade para a sociedade brasileira

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da universidade para a sociedade brasileira

  Tratando-se da universidade e sua importância para a sociedade brasileira colocamos em questão sua verdadeira funcionalidade. Surgindo indagações: Qual conceito de Universidade? Qual seu papel na sociedade nos dias atuais?

  Tais questões refletem que o conceito de Universidade vai além de um espaço de produção de conhecimento, isto é, ela é importante para a formação cultural e científica de um país, principalmente no tocante ao desenvolvimento da identidade cultural da sociedade brasileira. Nos dias atuais, com mudanças constantes no contexto social, é relevante analisar qual o verdadeiro papel da universidade e sua importância, visto que esta possui várias vertentes, sejam elas sociais,política e até econômicas.

Hall (2004, p. 16), teórico que estuda as organizações, em suas diversas modalidades, as considera como “participantes ativas da sociedade.”

Nossa identidade é formada culturalmente e toda prática social tem associação ao cultural. (Hall, p.26)

  Em inúmeras cidades brasileiras, é notório o avanço das instituições de ensino superior. A busca pela pesquisa e a produção de novos conhecimentos cresce aceleradamente, apesar das dificuldades sócio-econômicas e política presentes no país. A inserção de diferentes grupos sociais e culturais na esfera das universidades também são visíveis, pois o avanço da economia e do caráter multicultural facilitaram o acesso às universidades, sejam elas públicas ou privadas, bem como intensificou a busca por novas estratégias de ensino aprendizagem, englobando a todos de modo significativo.

  É importante ressaltar a importância das universidades brasileiras e que, apesar das constantes transformações que vem passando desde início do século XX, elas tem um papel fundamental na formação científica e cultural na formação do cidadão brasileiro, refletindo na sociedade sua maior participação na vida social, produzindo conhecimento e desenvolvendo profissionais mais preparados para mercado de trabalho.

  Considerando as universidades brasileiras , a mesma ganhou força a partir da década de 1980, onde as instituições de iniciativa privada, apesar de objetivarem lucro, cresceram e vêem correspondendo positivamente no avanço das pesquisas e do ensino, mostrando-se preocupada com a solidez da formação científica e cultural de seus alunos, utilizando ferramentas tecnológicas, usadas como benefício,aperfeiçoando e facilitando o processo de ensino aprendizagem. Partindo desse pressuposto,é visível o benefício da tecnologia nas universidades, onde a comunicação já não é mais só física, é também virtual, uma estratégia que possibilita uma maior interação entre todos do  meio acadêmico. Considerando a especificidade das ferramentas, podemos dizer também que esta influenciou em algumas mudanças didáticas aplicadas no ensino superior, como é o caso das aulas virtuais(online) e maior alcance didático para pesquisas, uma estratégia capaz de reformular o conceito básico de universidade, onde a ausência de apoio e recursos pode tornar a formação acadêmica precária. Em outras palavras, a tecnologia e a informação tangem o rumo das universidades, que se desenvolvem e repassam à sociedade o resultado de suas ações como um todo, pois ao que tange a procura pelas mesmas não são só apenas a busca pela qualidade de ensino ou diploma superior, mas também pela democracia e igualdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com