TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A segunda grande guerra

Artigo: A segunda grande guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Artigo  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

A SEGUNDA GRANDE GUERRA

A Idade Contemporânea assistiu entre 1939 e 1945 ao mais desastroso acontecimento que envolveu países do mundo inteiro, numa conflagração de proporções gigantesca: a Segunda Guerra Mundial. Os tratados assinados após a Primeira Guerra estipulavam condições aos países vencidos como Alemanha, Áustria-Hungria e outros.Vimos, também, surgir os regimes totalitários afastando a Itália, a Alemanha e a Rússia dos princípios liberais e democráticos.E assim, durante vinte anos, as conseqüências da Primeira Guerra preparam o ambiente para, em 1939, aquelas nações insatisfeitas e conduzidas por ditadores levarem a humanidade ao terror de uma segunda guerra, que no dizer de muitos historiadores foi uma continuação do primeiro conflito mundial.

1- As Origens Da Guerra.

A) O Tratado de Versalhes.

O Tratado imposto à Alemanha em 1919, certamente, pode ser entendido como um dos fatores responsáveis pelo conflito que irrompeu vinte anos depois. De fato, suas cláusulas, sob vários aspectos humilhantes para os alemães, reacenderam a chama do nacionalismo germânico e contribuíram decisivamente para o surgimento do "revanchismo alemão",

preparou o terreno que tornaria possível, numa época de crise como foi o período entreguerras, a pregação hitlerista.Considerando ainda a cláusula relativa às indenizações da guerra que Alemanha teve de pagar aos paises vencedores foi, em grande parte, responsável por grave crise e desequilíbrio e econômico nos anos 20.

B) A Crise de 1929 e a grande depressão dos anos 30.

A principal causa econômica da Segunda Guerra. A depressão econômica dos anos 30 foi também diretamente responsável pelo reerguimento militar de determinados países. Por fim, vale lembrar que a crise econômica da década de 30 contribuiu de maneira decisiva para um onda de expansionismo relacionado com o imperialismo.

C) A escalada militarista da década de 1930 e a política de apaziguamento.

Em 1931 os japoneses invadiram a China com o claro objetivo de ocupar a Manchúria. Iniciava-se então a escalada militarista que culminaria com a invasão da Polônia por parte das tropas alemãs em 1 de setembro de 1939, o inicio da Segunda Guerra.

Em 1935 foi a vez da Itália fascista agredir a Abissínia (atual Etiópia), até então um país independente ao norte da África.

2- A Guerra mundial e suas fases.

A) A Guerra Européia.

Após o domínio do continente, Hitler concentrou suas forças sobre a Inglaterra. No entanto, a superioridade marítima e a resistência deste país impediram sua ocupação. Em junho de 1941, rompendo o pacto de não-agressão firmado em agosto de 1939, Hitler ordena a invasão da União Soviética. Apesar de expressivas vitórias iniciais, a Alemanha nazista começou a sentir o peso da guerra por volta de 1943.

A Batalha de Stalingrado, em 1943, foi decisiva às pretensões alemãs na Rússia. Derrotados,os nazistas iniciaram a retirada, recuando sempre.

Na África, o marechal alemão Rommel era detido por tropas inglesas; na Itália, as tropas aliadas (entre as quais encontravam-se contingentes da FEB - Força Expedicionária Brasileira) venciam as tropas fascistas. Mussolini foi preso e assassinado por membros da resistência comunista na Itália. Em seguida, o novo governo italiano assinava a paz com os aliados.

Em 6 de junho de 1944 ("Dia D"), cerca de 1 milhão de soldados aliados, partindo da Inglaterra, desembarcam na Normandia (norte da França), iniciando a libertação deste país e, em seguida, dando início à invasão da própria Alemanha.

Na frente oriental, os russos avançavam em direção a Berlim. Rapidamente o Terceiro Reich se decompunha. Em fins de abril de 1945, os soviéticos ocupam a capital alemã, seguidos por norte-americanos, franceses e ingleses.

A esta altura, Hitler havia morrido. Em Reims (França) no dai 7, e em Berlim, no dia 8 de maio, emissários do governo alemão assinaram a rendição incondicional.

B) A guerra asiática.

Expressivas vitórias militares levaram o Japão a ocupar a Coréia, Indochina, Cingapura, Malásia, etc.Em dezembro de 1941, um ataque japonês à base aeronaval

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com