TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA GERAL

Por:   •  17/4/2019  •  Resenha  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

Uma visão sobre ética a partir da pesquisa

Discorrer sobre ética, à princípio, parece algo distante e que carece de pesquisas demoradas e aprofundadas, isto é, quando o intuito vem a ser uma análise segura do assunto perante a sociedade e a comunidade científica.

Entretanto, ao basear-se em pesquisas já feitas sobre ética e suas variantes, é possível tecer uma análise bem estruturada e livre de “achismos”.

Mediante isso, o objeto usado para tecer tal análise foi um artigo escrito por Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva o qual é denominado “Reflexões sobre ética e pesquisa”, no qual é abordada a importância da ética na hora de exercer o papel de pesquisador.

Atendo-se ao que a escritora discorreu a respeitos de ética, percebe-se que esta não está ligada, somente, ao respeito aos direitos básicos na hora da pesquisa, mas também em outros fatores atenuantes no tocante a ética.

Tomando como exemplo um fato relatado no texto em questão, a escritora do artigo fala sobre uma pesquisa feita em uma escola por uma doutoranda (Mello, 2002), a qual precisaria gravar os alunos em parte do processo.

No fato supracitado, a doutoranda pediu a autorização da direção da escola bem como dos pais dos alunos. A partir disso, encontrou-se em uma situação conflitante: mais ou menos 50% dos pais haviam negado a exposição dos filhos, embora os tais quisessem estar presentes nas filmagens.

A partir disso, a doutoranda encontrou-se pensando a respeito da sua ética na pesquisa, fator que a levou a desistir das filmagens por perceber que estava transformando negativamente a rotina dos alunos.

Tal fato dá abertura para um debate a respeito da ética, pensado nesta não como as próprias convicções e construções socioculturais, mas em como estas construções irão afetar de maneira negativa ou não o outro em questão a partir de determinadas relações.

No artigo, a visão de Joaquim Antonio Cesar Mota é citada, quando, na situação em questão, aplica-se a reflexão que este fez a respeito dos filhos, quando não são pensados como sujeitos principais de direitos, mas como uma extensão dos pais.

A pensar nisto, vê-se que a ética pessoal afeta de maneira significativa as relações interpessoais, fazendo com que a tal torne-se fator fundamental para uma boa relação ou não.

Destarte, é notório a percepção da ética como fator determinante das relações interpessoais e que esta não está ligada somente ao que o “eu” venha a considerar certo ou errado mas em como essas considerações afetarão o “outro” de maneira positiva ou negativa.

REFERÊNCIAS

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Reflexões sobre ética e pesquisa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-63982005000100003&script=sci_arttext . Acesso em: 7 abr. 2019.

MOTA, J. A. C. A criança como sujeito de experimentação científica: uma

análise histórica dos aspectos éticos. 1998. Tese (Doutorado em Medicina)

- Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo

Horizonte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com