TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética Da Autenticidade

Artigo: A ética Da Autenticidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

Autenticidade e Ética

As análises de Taylor sobre o individualismo nos leva a refletir sobre os prós e os contras deste tipo de comportamento. Para Taylor hoje em dia nossas sociedades sofrem de um mal-estar o individualismo.

Para alguns defensores da modernidade a ideia de individuo foi considerada um dos ganhos mais admiráveis de nossa civilização, então porque Taylor refere-se a esse poder de decidir sobre o nosso próprio caminho, forma de vida e todas as coisas que só dizem respeita ao meu ‘eu’ como sendo algo ruim? Antes dessa liberdade de escolha existir a gente se considerava parte de um plano maior, no qual o ser humano ocupava o lugar que lhe correspondia, tudo tinha seu lugar definido e um propósito, inclusive os animais, mas então surgiu a liberdade moderna graças ao descredito de pensamentos como esses.

Taylor acredita que depois que essas crenças foram rompidas tudo ficou com menos sentido, pois as mesmas crenças que nos limitavam também dava sentido ao mundo e as ações das pessoas na vida social.

Esse processo de descrença e perda de sentido foi descrito por Taylor como “desencantamento do mundo”, no qual as consequências são a perda de interesse pelas outras pessoas e pela sociedade de forma geral.

A partir desse ponto Taylor aponta o surgimento de outra forma de mal-estar contemporâneo, a Razão Instrumental. A razão instrumental nos coloca acima de todos os seres vivos, acima da natureza e até mesmo acima de outras pessoas, pois para nós estes perderam seu valor intrínseco que lhes era conferido, colocando estes seres a nossa disposição para serem manipulados a nosso beneficio da maneira que bem quisermos.

Esse pensamento de que tudo está aqui para ser usado por nós como quisermos, é notado com facilidade, nem precisamos falar de animais ou da exploração desenfreada da natureza para entrar neste assunto. Todos nós conhecemos ou vivemos situações humilhantes onde somos vistos por nossos empregadores como apenas um recurso a ser explorado. Sem opinião, sem direitos, por ventura acham que pagar um salario mínimo por 10 horas diárias de serviço é justo.

Aproveitando ao máximo estes recursos, e trocando por novos recursos quando estes já não são mais tão produtivos, quando já deram tudo de si e lhe restou somente a velhice.

A razão instrumental também exalta os avanços tecnológicos e a industrialização das sociedades, não medindo com cuidado as consequências desses atos, que podem ser desde má distribuição das rendas a graves problemas ambientais, tais como poluição da pouca agua doce que nos resta, ou a destruição da camada de ozônio.

Segundo Taylor a soma do individualismo com a razão instrumenta nos gera mais uma forma de mal-estar contemporâneo, que nos leva a perda de interesse e aspiração em participar das decisões e governo das nossas sociedades.

E este terceiro tipo para mim se torna muito mais perigoso, como podemos mudar as ações egoístas e ações de descaso com todo o resto do mundo se nem se quer interessamos pela politica, só reivindicamos algo quando estamos sendo prejudicados diretamente, e as vezes nem nessa situação tomamos uma atitude pois achamos que não se resolvera, e possivelmente traga mais problemas. As pessoas estão tão concentradas em suas vidas, realizações pessoais e profissionais, que não sobra tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com