TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABERTURA DO BRASIL

Tese: ABERTURA DO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

DESCOBRIMENTO DO BRASIL

A descoberta das terras brasileiras marca o início da História do Brasil.

No ano de 1500, precisamente no dia 22 de abril, chegam ao Brasil treze caravelas portuguesas, lideradas por um navegador conhecido como Pedro Álvares Cabral. Após deixar a pátria-mãe, Portugal, Cabral e outros desbravadores imaginavam um caminho em direção às Índias.

Desviando dos caminhos estabelecidos, acabaram desembarcando em terra firme de um território, até então, desconhecido. Na incerteza daquela descoberta se tratar de uma ilha ou um continente, primeiramente a chamaram de Monte Pascoal, pois a data correspondia à Páscoa. Posteriormente, o nome foi alterado para Ilha de Vera Cruz. Logo em seguida, substituíram-no por Terra de Santa Cruz. Contudo, os lusitanos, ao verificar uma grande disponibilidade de pau-brasil na região, passaram a chamar o local de Brasil.

Primeiras navegações

No início do século XV, vários fatores, além do advento de instrumentos como a bússola e o astrolábio, permitiram que grandes nações se lançassem às primeiras navegações. Uma delas, a Coroa Portuguesa, enviou uma expedição que tinha por objetivo buscar mais um precioso carregamento de especiarias na cidade de Calicute, na Índia. Esse contexto gerou uma procura por melhores rotas e, consequentemente, a passagem por e descoberta de novas terras.

Historiadores mencionam a possibilidade de Cabral não ter sido o primeiro a chegar ao Brasil. Isso porque, no mês de dezembro de 1498, oito navios comandados por Duarte Pacheco Pereira atingiram o litoral brasileiro. O país chegou a ser explorado mais ou menos na altura do que hoje são considerados os Estados do Pará e do Maranhão.

Todavia, esse primeiro contato dos portugueses com o continente sul-americano foi mantido em absoluto segredo. Buscando impedir que os espanhóis tivessem conhecimento de seus projetos, os estadistas e dois últimos reis de Portugal, conhecidos como D. João II e D. Manuel I, esconderam esse fato entre os séculos XV e XVI.

Após o retorno do navegador Vasco da Gama de Lisboa, no mês de agosto de 1499, o rei D. Manuel I, juntamente aos outros investidores, organizaram uma expedição para a cidade de Calicute, na Índia, dando continuidade ao processo de descobertas.

Trocas Comerciais

As primeiras atividades econômicas concentraram-se na extração de pau-brasil, dentro do regime de estanco (monopólio régio). Como era costume, o rei submeteu o contrato de exploração à concorrência pública e esta foi vencida por um consórcio de mercadores de Lisboa, chefiado pelo cristão-novo Fernão de Noronha, em 1502.

O primeiro carregamento do produto foi feito no ano seguinte, por Fernão de Noronha e uma expedição montada com a finalidade de extração. Na mesma época, foram construídas, no litoral, as feitorias. Essas eram locais fortificados que funcionavam como um depósito de madeira. O pau-brasil era explorado por meio do escambo (troca sem uso de dinheiro).

A notícia da existência do pau-brasil se espalhou na Europa. Os franceses, que dependiam da importação oriental, passaram a frequentar assiduamente o litoral brasileiro, a partir de 1504. Aliando-se aos Tupinambá, os mesmos tornaram-se sérios concorrentes dos portugueses. Esses, por sua vez, estavam aliados aos Tupiniquim, arquiinimigos dos Tupinambá.

Com o agravamento da situação, o Estado português enviou uma expedição guarda-costeira, comandada por Cristóvão Jacques, que esteve no Brasil entre 1516 e 1519 e, novamente, entre 1526 e 1528. Depois da segunda e última expedição, o comandante reconheceu a necessidade de medidas mais efetivas para garantir a posse da terra e sugeriu ao rei o povoamento.

Curiosidades

 Pedro Álvares Cabral comandou uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com