TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistência na abertura de um negócio Sebrae (serviço de suporte para micro e pequenas empresas no Brasil)

Artigo: Assistência na abertura de um negócio Sebrae (serviço de suporte para micro e pequenas empresas no Brasil). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Para muita gente, ter o próprio negócio deixou de ser um sonho inalcançável. Hoje, há seis milhões de micro e pequenas empresas formais no país.

Camila, Valéria e Vanessa são três irmãs que acabaram de abrir uma empresa de faxina rápida. Assim como as diaristas empresárias, Alemão, Néia e Tiago são três irmãos à frente de um empreendimento: um salão de beleza na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo. Há quase 30 anos, pais e filhos, avós e netos confiam seus cabelos às tesouras habilidosas da família Bertocci!

Para dicas sobre como abrir sua empresa, visite o site do Sebrae!

E na Vila Andrade, também na Zona Sul de São Paulo, movimentação frenética na cozinha. Fernanda e Sérgio foram se aventurar logo num dos ramos mais concorridos do mercado: alimentação. O que eles vendem qualquer um de nós chamaria de marmita ou quentinha, mas eles acham que esses nomes não fazem justiça ao conceito da empresa. Então, tá combinado. Fernanda e Sérgio vendem almoço. Pois bem: na empresa de almoço que eles abriram há dois anos e meio, não existe cardápio fixo.

O que todos esses empreendedores têm em comum? A vontade de serem donos do próprio nariz.

“O brasileiro tem dois sonhos. Um é ter a casa própria. O outro é ser dono do próprio negócio. É ser empresário”, conta Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP.

Para realizar esse sonho, eles pediram ajuda ao Sebrae - o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Para muita gente, ter o próprio negócio deixou de ser um sonho inalcançável. Hoje, há seis milhões de micro e pequenas empresas formais no país. Em apenas quatro anos esse número deve beirar os nove milhões. De cada 100 empresas, 99 são de pequeno porte e geram 70% dos postos de trabalho no Brasil. Mas a grande maioria se joga nessa aventura sem o mínimo planejamento.

A partir deste domingo, o Fantástico, em parceria com o Sebrae, vai mostrar o caminho seguro pra dizer adeus ao chefe!

Agora, quem manda é você! Agora, você é o dono!

Durante três meses, Max Gehringer, nosso especialista em mercado de trabalho, e os consultores do Sebrae acompanharam de perto a rotina do salão, e também da empresa de almoço e da firma de limpeza.

Começar um empreendimento sem noção do que fazer é fatal. Em São Paulo, seis em cada dez microempresários perdem dinheiro investido no negócio.

“As pessoas acham que pra abrir uma empresa basta ter dinheiro. O mais importante é ter informação. É saber o ramo que você vai atuar, estudar a concorrência”, diz Bruno Caetano.

Sem isso, o risco é virar estatística. Metade dos empreendimentos em São Paulo morre em até cinco anos.

Veja no vídeo como foram as primeiras avaliações dos empreendedores acompanhados pelo Fantástico.

E se você quer mais dicas de como abrir sua empresa, visite o site do Sebrae.

Acompanhe o Fantástico no Twitter e no Facebook

Fonte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com