TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD 01 História Da Aviação

Artigos Científicos: AD 01 História Da Aviação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: História da Aviação

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: Valmir Lemos

Nome do aluno: Roandre Piumbini Machado

Data: 26/02/2015

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1ª questão: No que diz respeito à aviação, a primeira década do século passado foi marcada pela efervescência das invenções e experiências na busca do voo com um aparelho mais pesado do que o ar.

Inventores e pilotos disputavam a atenção do público que acompanhava com curiosidade e entusiasmo as suas façanhas aviatórias.

Naquela época, os irmãos Wright despontavam com as suas experiências aeronáuticas nos EUA e, na Europa, o brasileiro Alberto Santos Dumont era reconhecido pelo sucesso alcançado voando balões e, especialmente, pelo voo com o 14 Bis, realizado no Campo Bagatelle, em Paris.

Neste cenário de competição pela primazia do voo com o mais pesado do que o ar, e mesmo posteriormente, o dirigível Zepelin, passando ao largo das disputas em torno do avião, reinava absoluto no transporte de passageiros, cruzando os céus em longos e confortáveis voos nas primeiras décadas do século passado.

Entretanto, os voos com os elegantes Zepelin entrariam em decadência e os antes luxuosos dirigíveis seriam aposentados como transportes regulares de passageiros.

Considerando os seus estudos e pesquisas, explique as razões que levaram à decadência os voos com os Zepelin e, entre estas, qual é considerada a mais marcante para a interrupção das operações com aquela aeronave? (2,5 pontos)

Nos primórdios da operação de passageiros cruzando os céus, iniciados aproximadamente no ano de 1910 os dirigíveis eram “veículos” de fascínio, admiração e temor ao mesmo tempo, onde uma maquina agora, viria tornar o sonho de voar, ou se transportar através do ar, realidade.

E ai então a palavra aviação estava começando a ser pensada como algo que poderia dar certo, o interesse comercial e militar surgiu, como incentivo a aviação que só existia antes pela vontade e talvez sonhos dos aventureiros, agora começa a ser uma possível atividade comercial, e então se inicia o transporte de passageiros nos dirigíveis, mesmo que em pequenas proporções. Na operação destes aeróstatos se encontrava um grande agravante: eram veículos que eram inflados com hidrogênio, um gás altamente inflamável, assim era um risco considerável voar estes dirigíveis, que agora transportavam civis e de modo comercial. Esse tipo de transporte foi sendo substituído com os avanços da aviação e operações dos aviões, entre os acidentes que marcaram sua decadência, se destacou o de New Jersey, na operação de pouso onde foram registrados 36 vítimas.

2ª questão: O investimento de capital público em empresas privadas é uma prática que atravessa os tempos e, geralmente, tem a finalidade de apoiar ideias, iniciativas ou empresas que com suas atividades atendam necessidades estratégicas dos governos, as quais por questões econômicas ou mesmo de vocação do próprio Estado, são delegadas às empresas privadas.

Neste sentido, na década de 1920, período do surgimento de importantes companhias aéreas europeias e americanas, inclusive brasileiras, era comum que os governos injetassem recursos públicos para alavancar o crescimento da aviação comercial. Cite duas razões que, naquela época, motivavam os governos, especialmente italiano e alemão, a investirem capital público em empresas aéreas privadas dos seus países. (2,5 pontos)

Uma característica da aviação em geral sempre foi o desenvolvimento em ritmo acelerado, foi assim também no início, após apenas 15 anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com