TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 Historia e Sociologia Cederj 2018.2

Por:   •  20/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

O senso comum é uma forma de conhecimento que tem como base a experiência pessoal de cada indivíduo, o saber da vida cotidiana acumulado, e que pode estar relacionado às preferências e preconceitos que todo indivíduo carrega. As informações relacionadas ao senso comum são sempre bastante limitadas.

A sociologia como campo da ciência que estuda os fenômenos sociais, o indivíduo, as estruturas e instituições sociais, através de um complexo repertório metodológico, como a pesquisa de dados, regras de verificação e reflexões, para que o conhecimento produzido não esteja carregado de preconceitos e preferências pessoais que o sociólogo possa vir a expressar.

Nessa época de constante interação, através das redes sociais, a propagação de informações se torna praticamente instantânea, possibilitando o surgimento de fake news (notícias falsas), como durante a campanha eleitoral do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, onde hackers russos espalharam notícias favorecendo-o e contra sua principal concorrente Hillary Clinton. Ou se voltarmos no tempo, até a Guerra do Iraque, onde uma jovem do Kuwait, discursou no Congresso dos Estados Unidos, denunciando atrocidades cometidas por Saddam Hussein, quando o Iraque invadiu o Kuwait, levando a opinião pública a ser a favor da guerra, mas depois foi descoberto que o depoimento tinha sido criando por uma empresa de relações publicas americana ligada a monarquia do Kuwait, e que a menina era filha do embaixador do Kuwait nos Estados Unidos.  

Portanto nesse tempo onde a todo momento são disseminadas fake news (notícias falsas), que nada mais são que a representação atual do senso comum no meio digital da informação, a Sociologia se faz necessária para nos ajudar a distinguir o falso do verdadeiro, através dos métodos que essa ciência nos oferece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com