TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad História da Aviação UNISUL

Por:   •  21/3/2017  •  Exam  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 1]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: História da Aviação

Curso: Ciências Aeronáuticas 

Professor: Valmir Lemos        

Nome do aluno: Jonathan Levy Jacinto Schulz

Data: 09/08/16

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

QUESTÃO 1) Em 1918, assinado o Armistício dando por finda a Primeira Guerra Mundial, a aviação ingressa num período de dificuldades financeiras e queda abrupta na produção de aeronaves. As demandas exigidas pela guerra são repentinamente interrompidas com o cancelamento de contratos e milhares de profissionais que se dedicavam à indústria aeronáutica são despedidos. Além dos aviões que agora sobram num mercado fragilizado pela destruição da guerra, profissionais dispensados do serviço militar também oferecem os seus serviços especializados em busca da sobrevivência em um mundo com flagrantes dificuldades de se reerguer. Entretanto, as dificuldades teriam que ser enfrentadas e a aviação que emergia da guerra era muito diferente daquela que iniciara os combates quatro anos antes. A paz tão aguardada finalmente chegara e as pessoas ansiavam por retomar as suas vidas. Nestes novos tempos, a aviação comercial também buscava espaço para se desenvolver. As oportunidades haveriam de surgir.

Considerando o acima exposto e o que você estudou sobre o assunto, explique, no máximo em 20 linhas, como a aviação comercial superou esta difícil fase, citando ao menos dois grandes impulsores, responsáveis pela recuperação da aviação de transporte de passageiros no período pós-guerra.

Com a aviação estática no final da guerra, muitos interessados em manter a sobrevivência da aviação realizaram adaptações nos aviões de bombardeio e de reconhecimento utilizado na guerra, para o transporte de passageiros de A para B. O poder de fogo destes aviões eram retirados, ficando mais leves, e os passageiros eram acomodados  onde antes ficavam os artilheiros e observadores da aeronave de guerra.

Desde então muitos motivadores a reerguer a aviação começaram suas jornadas de travessias a longas distâncias onde prêmios eram oferecidos para a tripulação que conseguisse quebrar um recorde por distância percorrida, eram muitas as tentativas que acabariam se tornando frustradas causando a morte de vários pilotos que buscava a glória em suas viagens. Em meio a este cenário, surge Charles Lindbergh, jovem piloto de 25 anos que realizou o feito de cumprir uma viagem de 5.760km (San Diego a St.Louis). A partir de então em 1927 ( ano da viagem de Charles Lindbergh) a aviação comercial começou a tomar postura e o transporte aéreo de passageiros começou a ser realizado em maiores proporções, em homenagem a Lindbergh nos EUA foi criada a TAT (Transcontinental Air Transport) mais tarde conhecida como TWA (Trans World Airlines), a United, a Eastern e a American Airlines. No Brasil, no dia 7 de maio de 1927, era criada a VARIG.

A turbina a jato começo a ser desenvolvida na Inglaterra e Alemanha na década de 1930 onde  o britânico Frank         Whittle e o Alemão  Hans von Ohain desenvolveram um motor a jato que mais tarde passou a ser usado  em série  na aeronave Messerschmitt Me 262.

QUESTÃO 2) No início da década de 1930, a maioria das aeronaves comerciais que sobrevoavam os céus brasileiros eram estrangeiras. O mesmo ocorria com os pilotos que, mesmo voando em empresas com capital brasileiro, eram contratados no exterior. A aviação no Brasil era incipiente e as companhias estrangeiras dominavam o mercado. As rotas traçadas pelos estrangeiros se concentravam no litoral do Brasil, onde se encontravam as principais cidades e os mais lucrativos aeroportos.

Em face das dificuldades de infraestrutura aeronáutica e da falta de interesse comercial, o vasto território do interior do Brasil era solenemente esquecido.

Houve um momento, contudo, que surgiram iniciativas governamentais que começaram a mudar aquela realidade.

Conforme os seus estudos e pesquisas, explique qual foi a solução encontrada pelas autoridades brasileiras para iniciar uma mudança naquele cenário e cite 2 (dois) benefícios, entre muitos, resultantes da decisão de voar para o interior do país.

        Com as empresas aéreas estrangeiras monopolizando o Brasil na aviação, o governo do país iniciou uma tomada de medidas restritivas para estes estrangeiros devido a suas ações, a Syndicato Condor que teve seu nome alterado para Syndicato Condor Limitada e recebendo enorme pressão devido aos seus laços com a Alemanha. A Lufthansa acusada de desviar a rota de seus Focke Wulf 200 para espionagem de navios aliados no Atlântico, e também a L.A.T.I, companhia Italiana também acusada de cometer tal espionagem, são os exemplos da alta exploração e violação a constituição. Assim o Brasil revoltado e em guerra com as nações do eixo, é tomada uma ação na qual o Governo assina um decreto  nacionalizando  os bens da Lufthansa e da Condor, obtendo assim, o benefício da tomada de todos os equipamentos para o País.

        As companhias Estrangeiras realizavam voos e escalas apenas no Litoral do Brasil, lugares nos quais concentravam-se maior movimento de pessoas e fluxo de caixa. Desta forma, como a exploração das linhas aéreas era agora concedida pelo Governo Federal,  tomaram a iniciativa de realizar voos para o interior do País começando pelo Rio grande do Sul e atingindo o Norte , o principal propósito era realizar a descentralização concentrada somente na costa litorânea, movimentando a população para áreas localizadas para o interior, tendo como benefício aumentar a obtenção de matéria prima, aumento do índice econômico e maior crescimento na empregabilidade do País, tornando essas áreas do interior mais urbanizadas.

        

QUESTÃO 3) Terminada a Primeira Guerra Mundial, a indústria aeronáutica, depois de um período de estagnação, reinicia as atividades com ênfase para a aviação civil. Os obstáculos para a realização de um voo longo e seguro ainda se mantinham incólumes, ou seja, voar sobre as camadas de nuvens, sem contato visual com o solo, ou durante o período noturno, ainda era um risco muito alto. Esta barreira, naturalmente, afastava os passageiros dos aeroportos e, consequentemente, restringia o desenvolvimento aviação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (208.7 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com