TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad História da educação

Por:   •  22/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – 2017.1

Disciplina: História da Educação

Coordenador (a): Maria de Lourdes Silva

Postar na Plataforma até 14/02/2017

Nome: Ana Teresa Bretas

Matr.: 16112080407 Email:anateresabretas@yaoo.com.br

Polo: Três Rios Cidade onde reside: Paraíba do Sul

Caros alunos e alunas,

De um modo geral, os alunos costumam se perguntar ou perguntar aos professores porque estudamos história. Eu diria que a história é um modo de inserção na vida pública e de qualificação da participação política e social de cada um de nós. Através da história é possível denunciar injustiças e entender seus processos instituintes, embora nem sempre seja possível corrigi-los. Contudo, é a partir dela que nós alicerçamos nossas volições e ações para colaborar na construção de um mundo mais sensato e digno. A disciplina de História da Educação tem por objetivo refletir sobre processos diversos relativos ao campo educacional em nosso país ao longo do tempo e pretende contribuir, de modo particular, para uma maior compreensão dos debates e ações em torno da escola pública em nossa sociedade. Esperamos que a disciplina História da Educação traga contribuições positivas para a formação pessoal e profissional de cada um de vocês.

É bom lembrar que as ADs são tão importantes quanto as APs e esperamos uma intensa participação de todos. Nossa disciplina passou a ter peso nas ADs em relação às APs de 4 para 6 pontos. Um bom semestre e bons estudos para todos nós!

Maria de Lourdes Silva – Coordenadora de História da Educação

1ª Questão: Observando a pintura sobre a 1ª missa no Brasil, de Victor Meirelles, percebem-se elementos da composição que demonstram os esforços dos jesuítas para educar-catequizar os povos nativos do Brasil. Associando-os a leitura do texto da primeira aula, “Educação jesuítica: contexto, surgimento e desdobramentos”, de Carin Carvalho, propomos analisar o projeto da educação jesuítica na América Portuguesa, buscando:

1 – Entender o projeto da Companhia de Jesus no contexto das Reformas Religiosas europeias;

Os jesuítas eram padres da igreja católica que faziam parte da companhia de Jesus. A companhia de Jesus foi criada logo após a reforma protestante, século XVI, como uma forma de barrar o protestantismo no mundo. Portanto, esta ordem religiosa foi criada no contexto da Contra Reforma Católica. Os objetivos dos jesuítas eram levar o catolicismo para as regiões recém-descobertas, catequizar os índios, transmitindo-lhes a língua portuguesa, os costumes europeus e a religião católica; Difundir o catolicismo evitando o avanço do protestantismo, construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.

A contra reforma foi uma reação da igreja católica para recuperar o poder que o catolicismo havia perdido, reafirmando os princípios da fé e a supremacia Papal, reorganizando as escolas com base nas antigas tradições.

2 – Articular a ação educativa dos jesuítas com o projeto colonizador do Estado português;

A educação Jesuítica do Brasil esteve relacionada com o movimento emergencial de escolarização no mundo. Os Jesuítas se dedicaram a propagação da fé católica e ao trabalho educativo. Dispuseram-se a ensinar aos índios a ler e escrever o idioma de Portugal e a catequese.

No início os padres visitavam as aldeias e ensinavam as crianças a ler, a escrever, a contar e a doutrina cristã. Como o trabalho de conversão e adaptação do indígena para a lavoura exigia sua presença para treinamento cotidiano, empenharam-se em organizar aldeias pra atrair o indígena da região. Estas aldeias ficaram conhecidas como missões, organizaram escolas elementares e colégios.

Com o tempo o primeiro objetivo que era a catequização acabou ficando pra trás e cedendo a lugar a formação da elite, que eram os padres e os senhores do engenho. Embora sua principal missão fosse à conversão dos índios, a fundação de colégios acabou por assumir importância comparada à outra. Pode-se dizer que a educação jesuíta acabou empreendendo-se na formação da elite letrada no Brasil.

O governo de Portugal ao perceber como a educação vai se configurando meio importante de submissão e de domínio político, não intervém nos planos dos jesuítas. Permite que se estabeleça o ideário que à elite caberia o trabalho não braçal, próprio dos que não ocupariam os futuros cargos políticos, religiosos, advocacia, economia, etc. Em suma, o poder político, econômico e cultural da colônia.

3 – Identificar dois momentos da educação jesuítica recuperando seus métodos, propostas e finalidades. (5,0)

A educação jesuítica passou por dois momentos principais, a primeira iniciou em 1549 com a chegada dos jesuítas e durou até 1570, quando morre Pe. Manoel da Nóbrega. A proposta educacional de Nóbrega previa desde atividades do cotidiano, como caça, pesca, até doutrina, missa e procissões, articulados com o aprendizado das artes, leitura, escrita e cálculos, por meios de estratégias pedagógicas como a memorização e o catecismo dialogado.

A infância foi diferenciada dos adultos, uma descoberta que virou tema de discussão, pois era vista como facilitador de aprendizagens e esperavam que na infância fosse mais fácil à conversão e a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com