TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS OBRAS

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE HISTÓRIA DA ARTE

Obra - Camille Monet e criança no jardim, Claude Monet, 1875

A obra figurativa, retrata tema do cotidiano ao ar livre num dia claro. Mulher branca, com fisionomia triste, sentada num banco, em frente a um jardim, fazendo trabalho manual. Ao seu lado uma criança sentada sobre o chão com livro no colo e um brinquedo em forma de cavalo à frente. A obra representa sua primeira esposa e o filho do pintor, percebe-se certa melancolia expressada em Camille, expressão típica de grande parte das mulheres da época, sem direito a qualquer atitude espontânea. Quadro em tela pintada a mão, com pincel e tinta a óleo aplicada direto na tela. Com efeitos da luz solar e sombras, com cores primárias predominando. A obra com efeitos da luz e rápidas pinceladas ,deu origem ao Impressionismo.

Obra - Dora Maar com gato, de Pablo Picasso, 1941

Obra Cubista, com detalhes e cores vibrantes, tem por característica marcante a utilização de formas geométricas. Observa-se, a presença de cilindros, esferas, pirâmides, entre outras formas, o que possibilita uma visão espacial da imagem formada, que pode ser vista de diferentes ângulos. A tela pintada por Picasso retrata sua amante e musa inspiradora, Dora Maar. Suas medidas são consideradas incomum e volumosa, sentada numa cadeira, com grandes unhas azuis, com um gato pequeno em seu ombro. Especialistas dizem que o gato representa o controle de Picasso sobre a sua musa, uma vez que Dora não gostava de gatos.O chapéu de Maar aparece como um dos maiores símbolos de sua relação com o movimento surrealista. Na história da arte, a junção de mulheres e gatos era uma alusão à vida sexual e à agressividade, é importante ressaltar as longas e bem cuidadas unhas de Maar retratadas na obra, uma das características mais belas das mulheres da época, mas que, na obra de Picasso, aparecem de forma mais violenta e ameaçadora. Este quadro foi vendido em 2006 na Sotheby's de Nova Iorque por 95, 2 milhões de dólares (101,8 milhões ao valor actual do dólar) à família Gidwitz.

Minhas mãos são o meu coração, Gabriel Orozco, 1991

Obra esculpida pelo artista aplicando pressão com os dedos em um pequeno pedaço de barro (argila), deixando a impressão de seus dedos na forma de um coração. A natureza durável de argila endurecida contrasta com a vulnerabilidade macio do objeto como um órgão humano. A obra retratada através de fotografia cibacromo 22,9 x34,9 cm, marca seu início no mundo da arte com o uso de materiais não escultóricos, mas antes retirados do cotidiano, a impressão do corpo, a preservação do momento de criação e uma certa espontaneidade.

Convergence , Jackson Pollock, 1952

Obra pintada a óleo sobre tela, 102 x 71 cm. Com pinceladas, Pollock era capaz de fazer uso prático de cores, linhas, texturas, luzes e formas contrastantes. Esta pintura é enorme e seu tamanho só pode ser realmente apreciado em pessoa. O trabalho abstrato de Pollock era difícil de decifrar, mas a sua natureza e expressões de liberdade rebelde eram claramente evidente. Expressionismo abstrato. No final de 1940, Pollock

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com