TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS MARCELO UNIPAM

Pesquisas Acadêmicas: APS MARCELO UNIPAM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

PRÉ-HISTORIA

Pré-história e de acordo com a historiografia, surgiu o inicio do período que e marcado pelo surgimento da escrita, uma época histórica que coincide com o surgimento e desenvolvimento das primeiras civilizações, também conhecidas como civilizações antigas. Esse período e caracterizado pelo desenvolvimento cultural, artístico e as primeiras modalidades arquitetônicas.

A Idade Antiga ou Antiguidade foi o período da história que se desdobrou desde a invenção da escrita (4000 a.C. a 3500 a.C.) até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.) e início da Idade Média (século V). Neste período temporal constatamos que as chamadas civilizações antigas, que conhecem a escrita, coexistem com outras civilizações, escrevendo sobre elas (Proto-História).

*Arquitetura Visigótica: Os materiais utilizados, principalmente a pedra, eram frequentemente provenientes das obras romanas e muito poucos de produção própria.

*Arquitetura Moçárabe: Construções com aparelhos de silharia, alvenaria e tijolo. Coberturas com abóbadas (de canhão, de arestas ou galonadas). Coberturas Planas em madeiram cobertas com telhados de duas águas. Absides contrapostas. Uso de figuras geométricas, videiras, pássaros e figuras humanas abençoando.

*Arquitetura Bizantina: Os bizantinos herdaram a tradição romana de utilizar construções como ferramentas de dominação política. No entanto, bizantinos focaram-se na edificação de igrejas, monastérios e estruturas defensivas

*Arquitetura Mourisca: Introduziram técnicas de irrigação na Europa, portas decoradas com vidros coloridos. Azulejos, madeiras e massa.

*Arquitetura Românica: A primeira coisa que chama a atenção nas igrejas românicas é o seu tamanho. Elas são sempre grandes e sólidas. Daí serem chamadas de “fortalezas de Deus”. A explicação mais aceita para as formas volumosas, estilizadas e duras dessas igrejas é o fato da arte românica não ser fruto do gosto refinado da nobreza nem das ideias desenvolvidas nos centros urbanos, é um estilo essencialmente clerical. Os materiais mais diversos eram empregados em diferentes lugares, sendo a pedra o mais preferido, depois o mármore e por último o tijolo.

*Arquitetura Gótica: É um estilo arquitetônico que segundo pesquisas, é evolução da arquitetura românica e que precede a arquitetura renascentista. Com o gótico, a arquitetura ocidental atingiu um dos pontos culminantes da arquitetura pura, ou seja, sem influência externa que não seja a própria matriz romana ancestral. Os materiais eram pedras de Ançã, Lioz e mármore, tijolos enchidos com uma argamassa especifica, ferro, madeira e vários tipos de vidros.

• IDADE MÉDIA

Durante praticamente todo o período medieval, a figura do arquiteto (como sendo o criador solitário do espaço arquitetônico e da construção) não existe. A construção das catedrais, principal esforço construtivo da época, é acompanhada por toda a população e insere-se na vida da comunidade ao seu redor.

IDADE CONTEMPORÂNIA

*Neogótico: Importância em recuperar formas góticas da Idade Média.

*Art Nouveau:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com