TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS

Por:   •  26/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS

Gilson de Jesus Gonçalves Vidal

Professor (a):

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

História () – Pedagogia da Educação Infantil

14/06/2014

RESUMO:

      Pré-colombiano é o período da história que aconteceu antes do "descobrimento" da América pelo navegador Cristóvão Colombo. O evento da descoberta, entretanto, não é o marco fixo deste período, já que vastas extensões de terra e muitas civilizações só vieram a ser atingidas em outro momento da historia. Assim, a expressão "período pré-colombiano" designa a história ou o estado cultural dos habitantes das Américas, antes de seu encontro com os povos europeus.

     Este trabalho tem por objetivos conhecer a origem das civilizações mais estudadas e complexas como as dos maias, astecas e incas, estas civilizações são originárias do período pré-histórico americano. Esse período teve início há mais ou menos 15 mil anos, com o povoamento do continente por civilizações oriundas da região mesoamericana e dos Andes, seu desenvolvimento socioeconômico muito grande, como a prática da agricultura, e, além disso, Formavam Impérios, construíram monumentos e cidades e realizavam importantes descobertas científicas, apresentavam diferentes estágios de desenvolvimento cultural e material. Neste sentido, os conteúdos apresentados neste trabalho, foram pesquisados por da internet, livros e revistas

Palavras-chave: História-Civilização- Pré-Colombianas

  1. INTRODUÇÃO

     

      A era pré-colombiana incorpora todas as subdivisões período da história e pré-história das Américas, antes do aparecimento de influências europeias significativas nos continentes americanos, que mede o tempo do assentamento original no período Paleolítico Superior à colonização européia durante o período moderno adiantado.

      Enquanto a frase "era pré-colombiana", literalmente, refere-se apenas ao tempo anterior viagens de Cristóvão Colombo de 1492, na prática a frase geralmente é utilizado para designar toda a história das culturas Américas indígena até que essas culturas foram significativamente influenciados pelos europeus, mesmo que isso aconteceu décadas ou séculos depois da primeira aterrissagem de Colombo. Por esta razão, os termos alternativos de pré-contacto Américas, pré-colonial Américas ou Américas pré-históricos também estão em uso. Em áreas da América Latina, o termo geralmente utilizado é pré-hispânica.

      Muitas civilizações pré-colombianas estabeleceram características que incluíam assentamentos permanentes, cidades, agricultura, arquitetura cívica e monumental, grandes obras de terraplanagem e hierarquias sociais complexas. Algumas dessas civilizações há muito desbotada pelo tempo das primeiras chegadas europeus e africanos permanentes (c. final dos séculos 16 e início de 15), e são conhecidos apenas através de investigações arqueológicas e história oral. Outras civilizações foram contemporâneas com o período colonial e foram descritas em relatos históricos europeus da época. Alguns, como a civilização Maya tinham seus próprios registros escritos. Porque muitos cristãos europeus da época vista tais textos como herético, homens como Diego de Landa destruiu muitos textos em piras, mesmo buscando preservar histórias nativas. Apenas alguns documentos escondidos sobreviveram em suas línguas originais, enquanto outros foram transcritas ou ditada para o espanhol, dando historiadores modernos vislumbres da cultura e do conhecimento antigo.

        Estudos genéticos estimar a colonização das Américas data de entre 40.000 a 13.000 anos atrás, a cronologia dos modelos de migração é atualmente dividida em duas abordagens gerais. A primeira é a teoria cronologia curta com o primeiro movimento para além do Alasca para o Novo Mundo que ocorre não mais cedo do que 14,000-17,000 anos atrás, seguido por sucessivas ondas de imigrantes. A segunda crença é a teoria cronologia longa, que propõe que o primeiro grupo de pessoas entrou no hemisfério em uma data muito mais cedo, possivelmente 50,000-40,000 anos atrás ou mais cedo. Artefatos foram encontrados tanto na América do Norte e do Sul, que foram datados de 14.000 BP, e os seres humanos são pensados ​​para ter alcançado o Cabo Horn, no extremo sul da América do Sul por esta altura. O Inuit e povos relacionados chegaram separadamente e em uma data muito mais tarde, provavelmente durante o primeiro milênio dC, movendo-se através do gelo da Sibéria para o Alasca.

  Culturas indígenas americanas continuam a evoluir após a era pré-colombiana. Muitos desses povos e seus descendentes continuam as práticas tradicionais, enquanto evoluindo e adaptando novas práticas e tecnologias culturais em suas vidas.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1-MESOAMÉRICA

        Mesoamérica é a região que se estende desde o centro do México ao sul da fronteira noroeste da Costa Rica, que deu origem a um grupo de civilizações estratificadas, culturalmente relacionados agrárias que abrangem um período de aproximadamente 3.000 anos antes da descoberta européia do Novo Mundo por Cristóvão Colombo. Mesoamericana é o adjetivo geralmente usado para se referir a esse grupo de culturas pré-colombianas. Refere-se a uma área ambiental ocupado por uma variedade de culturas antigas que compartilharam crenças religiosas, arte, arquitetura e tecnologia nas Américas por mais de três mil anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com