TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE HISTÓRIA ECONÔMICA

Por:   •  23/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.745 Palavras (11 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

AMANDA CAROLINA FERNANDES

ATIVIDADE AVALIATIVA:

HISTÓRIA DA AMÉRICA I

MARINGÁ

2018

AMANDA CAROLINA FERNANDES

ATIVIDADE AVALIATIVA:

HISTÓRIA DA AMÉRICA I

 

Trabalho apresentado à disciplina de    História da América I, como pré-requisito

á aprovação, ministrado pela Professora: Prof. Luiz Felipe Viel Moreira.

Maringá

                                                            2018

PINTO SORIA I

R: No texto A Conquista Espanhola da América Central, o autor Wendy Kramer, George Lowell e Cristopher Lutz, buscam apresenta o contexto da conquista Espanhola da América Central, que teve início em 1502, no primeiro contato de Cristóvão Colombo com os nativos da atual Hunduras. Com algumas poucas exceções, a colonização dessa parte territorial foi um acontecimento que teve seu grande impacto na encosta do Pacífico, devido a alguns fatores em especial o clima e os recursos naturais favoráveis. O ponto principal do texto, ou seja, a atenção central dos autores, está no impacto da a conquista da América Central sobre a população indígena, esse ponto ganha ainda mais notoriedade do que as façanhas e conquistas dos conquistadores. Um desses impactos apresentado ao longo do texto está não apenas as tentativas de escravidão dos indígenas que se mostravam irredutíveis em aceitar a colonização, mas também o seu quase que total extermínio pelas doenças introduzidas do Velho Mundo para a região.Analisar e estudar a história centro americana logo após o ano de 1522 é uma incógnita, isso porque poucos são o conhecimento verídico que se tem dos fatos ocorridos e o que se tem descoberto fica solto como peças de um quebra-cabeça, pois é difícil localizar o seu encaixe na história como um todo.

De 1524 a 1750 foi instaurado o Regime Colonial, foi com uma expedição organizada por Pedrarias Da vila, no final de 1523, que estabeleceu a primeira expedição com o intuito de tentar assentamentos espanhóis, o que indica que estes invasores vinham para ficar, o interesse se concentrou em Nicarágua pelo maior número de população e recursos naturais, em especial metais precioso, o que deixou livre de ante mão a Costa Rica, não sofrendo de início com a invasão europeia e sua devastação seguida de morte e escravidão. Porém mesmo em Nicarágua não foram os invasores recebidos amistosamente, tornando-se por necessário a construção de fortificações nos assentamentos, porém mesmo com os empecilhos foi uma conquista relativamente fácil, já que a população ali habitante era um tanto quanto sedentária e por esse motivo foi mais fácil sua dominação.

Falar da conquista da América Central é um tanto quanto complicado, isso porque as invasões ocorreram por diversos pontos, um exemplo é a conquista de Honduras, pois nesse ponto, os conquistadores de outras regiões se encontraram e entraram em lutas entre si. Neste mesmo período outros espanhóis chegaram ao território, não apenas procurando novas terras para dominar, mas também uma rota fluvial alternativa entre o Atlântico e o Pacifico. Foi quando a conquista de Honduras adiada devido aos conflitos internos, começa a ganhar forma após a participação de Cortés em 1530, ao mesmo tempo que ocorriam essas intermináveis batalhas por territórios, pequenos e sem estabilidades centros urbanos começam a serem fundados e distribuídos aos que sobreviviam.

Já a conquista de Guatemala e El Salvador, no México ocorreu de uma forma um pouco mais amena, diferentemente da região centro-sul-oriental, sendo relativamente rápida, com uma certa resistência na área de Cakchiquel, ondem os conquistadores ouviram falar de terras férteis após as fronteiras, essa em posse dos astecas, e queriam seu domínio. Com a queda dos astecas, povos maias, com medo de represarias, enviaram representantes a Cortés e se mostraram favoráveis ao rei espanhol. O confronto final para a conquista de Guatemala ocorreu em 1524, nesse período os conquistadores tiveram que lidar com guerreiros da nação Quiché, que em vão tentaram forjar uma aliança, para ter força na oposição aos espanhóis, porem os dois antigos inimigos ao qual buscou auxilio se recusaram a essa união contra os espanhóis, mesmo sem apoio os Quiché contavam com um número grande de guerreiros porem os espanhóis disponham de uma inteligência e organização militar superior, o que deu a estes a vitória com facilidade. Os Quichés ainda tentaram uma emboscada para impedir a conquista, convidou os espanhóis a capital, onde conspiraram em uma tentativa desesperada de evitar a conquista, onde levariam o conquistadores para o fim da capital, onde destruiriam a via que dava acesso a cidade, prendendo os inimigos longes de seus domínio, após queimariam a cidade com eles dentro, porém os espanhóis sentiram a conspiração e mal tinham entrado na cidade saíram de lá para um local seguro. Os espanhóis não tiveram piedade dos Quiches, decidindo queimar os conspiradores, os Quiches, em um estado de confusão total, entraram em colapso e assim cumpriu-se, com brutalidade lendária, a conquista espanhola. Em um período que durou aproximadamente dois meses os espanhóis conquistaram três das mais importantes regiões maias.

Seguindo a conquista, os espanhóis entraram em confronto com guerreiros poucos protegidos, e aproveitando a agilidade de seus guerreiros os espanhóis, fingiram uma retirada, o que fez o inimigo bater em retirada, onde foram novamente atacados, e sem poder se protegerem nas florestas, foram dizimados pelos espanhóis. Após inúmeras conquistas, partiram para a conquista da Costa Rica, conquista esta que já se deparava com novas leis que protegiam os índios, conquistar Costa Rica empregou um ataque com duas fretes, o exercito que lutou por essa conquista já era miscigenado, ou seja, seus soldados eram compostos por europeus nascidos na Nicarágua, mestiços, índios que serviam como auxiliares e alguns negros, visto que essa composição reflita mudanças socioeconômicas da primeira metade do século de conquistas europeias, permanecia a vigorar as estratégias anteriormente empregadas. Mesmo tendo superioridade militar, os espanhóis, enfrentaram dificuldades da resistência dos índios da Costa Rica. Devido a hostilidade indígena, que permaneciam em uma rebelião constante, os espanhóis não tinham mais como se alimentarem, pois para isso dependiam da ajuda e de produtos fornecidos pelos índios e além disso não apenas não podiam mais extrair ouro, como sentiam fome, o que os fizeram pensar em deixar a terra, Vázquez, sobre o comando no momento das conquista, viajou para a Europa e obteve auxílio financeiro, mais soldados e o título de Adelantado de Costa Rica para continuar com sua empreitada. Apenas em 1568, um novo governador, que não teve piedade e nem mediu esforços, conseguiu efetivar a conquista do território. E em 1573, ocorreu a pacificação do Vale Central da Costa rica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com