TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA DESENVOLVIMENTO ECONOMICO AULA 04

Casos: AVA DESENVOLVIMENTO ECONOMICO AULA 04. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  3.180 Visualizações

Página 1 de 5

Notas: 1

(FUVEST - 1995) A República Popular da China se apresenta principalmente como um país:

Escolher uma resposta.

a. Socialista industrializado e dotado de uma agricultura extensiva mecanizada.

b. Agrícola, produzindo através das Comunas Populares e mantendo-se fechada ao comércio internacional.

c. De economia pastoril nas planícies dos grandes rios e de cultura intensiva nas encostas do Himalaia.

d. De economia estatal e cooperativa, com algumas zonas de livre mercado abertas aos capitais internacionais.

e. Economicamente ligado a Taiwan, Cingapura e Coreia, compondo os "Tigres Asiáticos".

Resposta correta: de economia estatal e cooperativa, com algumas zonas de livre mercado abertas aos capitais internacionais.

Comentário sobre a resposta correta: Correto! A República Popular da China caracteriza-se por uma economia estatal e cooperativa, resultado de sua trajetória socialista e elementos de esforços para modernização industrial, como a criação de áreas específicas com o objetivo de atrair capital e tecnologia estrangeiras, que são as Zonas Econômicas Especiais (ZEE).

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

(Fundação CESGRANRIO - 1994) A Guerra do Ópio (1839-1842) teve como uma de suas consequências:

Escolher uma resposta.

a. A queda do sistema de mandarinato na China.

b. A instituição de um governo republicano na China.

c. A maior penetração do imperialismo inglês na China.

d. Fechamento dos portos da China ao comércio ocidental.

e. A eliminação da influência colonialista francesa na China.

Resposta correta: a maior penetração do imperialismo inglês na China.

Comentário sobre a resposta correta: Correto! Com a derrota chinesa na Guerra do Ópio, o país vivenciou maior penetração do imperialismo inglês na China como uma de suas consequências. A China se viu obrigada a assinar acordos de concessão e a ceder a ilha de Hong Kong aos ingleses, além de se abrir para facilitar o ingresso de produtos ocidentais no mercado local.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

(Mackenzie – adaptado) Há 25 anos, as cidades chinesas eram pobres e sujas. O povo mal vestido passava fome. Ninguém tinha telefone, carro nem tevê. A China hoje está virando potência. É o milagre do dragão. (Revista Veja, 31/08/2005).

I. As reformas econômicas iniciadas por Mao Tsé-Tung e continuadas por Deng Xiaoping foram fundamentais para o crescimento da economia chinesa nas últimas décadas.

II. O ritmo acelerado do crescimento da economia chinesa está atrelado à abertura política, incentivada por Deng Xiaoping e aprofundada por seus sucessores.

III. Com crescimento econômico entre 9 e 10% nas últimas décadas, a China possui uma das economias que mais cresce no mundo.

Estão corretas:

Escolher uma resposta.

a. Todas estão corretas.

b. I e III.

c. II e III

d. I e II.

e. Todas estão incorretas.

Resposta correta: Todas estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Correto! As reformas econômicas iniciadas por Mao Tsé-Tung e depois continuadas por Deng Xiaoping e por seus sucessores, para uma maior abertura política, foram fundamentais para o crescimento da economia chinesa nas últimas décadas e, atualmente, é uma das economias que mais cresce no mundo.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Esta questão está anulada, e seus pontos serão redistribuídos entre as demais.

(Unifesp-SP) Assinale a alternativa que relaciona corretamente a tabela com alterações verificadas na China.

Exportações (%) 1974 1986 2000

Agricultura 42,4 16,2 7,8

Energia 16,3 8,4 2,8

Manufatura 47,5 71,4 87,3

Fonte: État du monde, 2001.

Escolher uma resposta.

a. Passou por uma abertura comercial que resultou no incremento do mercado interno, em detrimento das exportações.

b. Baixou suas vendas de produtos energéticos para fornecer energia a Taiwan, que considera seu território.

c. Transformou-se em uma plataforma de exportação de produtos industrializados, com participação de capital externo.

d. Democratizou-se, a ponto de garantir acesso a bens manufaturados à população chinesa.

e. Diminuiu a venda de produtos agrícolas, em função da maciça migração do campo para suas principais cidades.

Resposta correta: transformou-se em uma plataforma de exportação de produtos industrializados, com participação de capital externo.

Comentário sobre a resposta correta: Correto! As reformas iniciadas com o programa Quatro Modernizações (indústria, agricultura, tecnologia e militar) levaram à criação das Zonas Econômicas Especiais, com a atração de capital estrangeiro. Isso permitiu que o país se transformasse em uma plataforma de exportação de produtos industrializados, com participação de capital externo.

Question 5

Notas: 1

Em meados do século XX, para estimular a industrialização chinesa e o combate à fome, Mao Tsé-Tung lançou um programa centralizador de planejamento econômico que ficou conhecido como:

Escolher uma resposta.

a. Plano Quinquenal.

b. Grande Salto Adiante.

c. Plano Salte.

d. Grande Marcha.

e. Revolução Cultural.

Resposta correta: Grande Salto Adiante.

Comentário sobre a resposta correta: Correto! Mao Tsé-Tung lançou o Grande Salto Adiante com o objetivo de estimular o crescimento econômico e social da China, assim como acelerar o processo de consolidação do modo de produção socialista. Um dos objetivos era unir a produção agrícola e industrial, ao instalar equipamentos industriais em áreas rurais, com a pretensão de superar a divisão entre campo e cidade e a implantação de um parque industrial mais amplo e diversificado.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 6

Notas: 1

(UFPEL) A China é um país que tem despertado o interesse mundial face o grande progresso econômico que tem alcançado nos últimos anos. Apesar disso, chama a atenção a falta de progresso na área política, pois já há algum tempo a China deixou de ser atrasada e agrícola para se tornar industrial e competitiva.

Sobre a China, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. As condições de vida da população têm crescido na mesma medida que o crescimento econômico como um todo. Milhões de chineses deixaram a pobreza, e a diferença entre ricos e pobres tem diminuído muito, recentemente.

b. Taiwan, por ter sido um protetorado inglês devolvido à China recentemente, é uma região especial, onde o governo chinês controla assuntos de defesa e política externa, deixando livre o funcionamento da economia de mercado.

c. Mantém, ao longo da costa leste, as chamadas Zonas Econômicas Especiais, onde as empresas estrangeiras podem se instalar com o incentivo do Estado. Essas zonas são responsáveis pela absorção do conhecimento tecnológico multinacional, conferindo ao país uma verdadeira reforma industrial.

d. O modelo de desenvolvimento adotado buscou o fortalecimento da indústria local, tendo sido evitados os subsídios estatais e os investimentos estrangeiros, sobretudo em função da política nacionalista do governo.

e. O meio ambiente é uma grande preocupação do governo, o que levou o país a combater a desertificação com sucesso e a despoluir rios e lagos. Por ter alcançado um desenvolvimento industrial planejado, sua indústria não é mais poluente.

Resposta correta: mantém, ao longo da costa leste, as chamadas Zonas Econômicas Especiais, onde as empresas estrangeiras podem se instalar com o incentivo do estado. Essas zonas são responsáveis pela absorção do conhecimento tecnológico multinacional, conferindo ao país uma verdadeira reforma industrial.

Comentário sobre a resposta correta:

Correto! No caso da modernização industrial e agrícola chinesa, o projeto denominado “As Quatro Modernizações” sempre teve como objetivo uma maior integração com o mercado internacional em busca de tecnologia avançada e da melhora da capacidade de produção do país. Outra medida adotada foi a criação de áreas específicas com o objetivo de atrair capital e tecnologia estrangeiras: as Zonas Econômicas Especiais (ZEE).

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

...

Baixar como  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »