TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Absolutismo na franca e inglaterra

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

 ABSOLUTISMO NA FRANCA E NA INGLATERRA

Contexto Histórico

  • Idade Moderna

Antecedente

  • Guerra dos Cem Anos (Durante a Idade Moderna, o Estado Francês foi considerado um dos mais bem consolidados exemplos do absolutismo dentro da Europa. Contudo, a centralização política francesa aconteceu de forma gradual, sendo iniciada no século X, com a ascensão da dinastia capetíngia. No final da Idade Média esse processo foi ameaçado com as guerras que colocavam em perigo a unidade política do país.)

Absolutismo na Franca

  • Dinastia Valois – formação do absolutismo afetada por conflitos de religião entre católicos e protestantes.

Carlos IX (Noite de São Bartolomeu)

             Henrique III (teve que reafirmar sua autoridade em uma guerra contra o nobre católico Henrique de Guise e o protestante Henrique de Navarra, que também ambicionavam a sucessão do governo. Nesse conflito, popularmente conhecido como a Guerra dos Três Henriques, os protestantes saíram vencedores.)

  • Dinastia Bourbon – consolidação, apogeu e crise.

Henrique IV (se converte ao catolicismo, escreve uma lei de liberdade religiosa – Edito de Nantes.)

Luiz XIII – Consolidação (Richelieu – primeiro ministro do rei, grande arquiteto desse Estado fortalecido, sua atuação se baseava no principio da razão de Estado) Guerra dos Trinta Anos – ultima guerra de religião da Época Moderna, guerra prolongada levou ao enfraquecimento da Espanha e fortalecimento da Franca.

Luiz XIV (rei sol) – Apogeu (Seu reinado representou o ápice de um processo de crescente autoridade monárquica, diminuiu a influencia politica dos Aristocratas, finanças – Colbertismo – modelo mercantilista francês, o rei construiu o palácio de Versalhes).

Luiz XV e XVI – Crise (Revolução Francesa).

Absolutismo na Inglaterra

  • Dinastia Tudor (formação, consolidação e apogeu)

Henrique VII – buscou fortalecer o poder monárquico controlando a nobreza rebelde e aproximando-se dos comuns.

Henrique VIII – se colocou na chefia da Igreja Inglesa, criando o Anglicanismo, para recusar a autoridade papal ele usou o Parlamento, que aprovou o Ato de Supremacia, o tornando chefe da Igreja Inglesa.

Maria I – buscou restabelecer o catolicismo como religião oficial na Inglaterra

Elizabeth I – vitória sobre a Espanha e lei dos cercamentos

  • Dinastia Stuart (crise- revoluções burguesas)

Comerciantes e empresários da prospera pequena nobreza rural não tinham uma participação politica proporcional a sua riqueza. Qualquer rei que ignorasse seus interesses estaria alimentando uma oposição potencialmente perigosa.

Jaime I – marcado por disputas ásperas com o Parlamento e pelo descontentamento dos diversos grupos sociais, devido à imposição de taxas alfandegarias, a distribuição de privilégios e aos gastos luxuosos da corte real.

Carlos I – tentou estender o anglicanismo para a Escócia e continuou tento conflitos com o Parlamento. (Revolução Puritana – guerra civil entre rei e nobres contra parlamentares (Oliver Cromwell), o rei e seu exercito acabou sendo derrotado). Ato de navegação e republica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com