TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alemanha E Brasil

Dissertações: Alemanha E Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2014  •  2.884 Palavras (12 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 12

ALEMANHA

Cultura

Sendo um povo que precisou começar novamente do nada após a 2° Guerra Mundial, o povo alemão é um povo que tem algumas qualidades que nós deveríamos copiar, outras simplesmente deixar de lado.

_ A maior parte do povo costuma ser pontual. Se você assumir um compromisso em um determinado horário com um alemão, trate de cumpri-lo!

_ O alemão, de um modo geral, é sincero. “Para nós brasileiros, que temos dificuldades em dizer „Não”, pode parecer grosseiro o modo como um alemão o faz. “Eles são „programados” para dizerem o que pensam.

_ O alemão costuma levar sempre o seu lanche em viagens. Nem todos fazem isso, mas se pensarmos bem, até que é um costume saudável. Por quê? Primeiro por que você sabe o que está dentro do sanduíche e, segundo, porque assim se economiza.

_ Ao longo do tempo o povo alemão aprendeu a ser mais solidário com as nações mais pobres. “É certo que também foi constatado que as doações diminuíram, mas quando uma catástrofe „caí” sobre um país que não tem nada, geralmente eles são os primeiros a ajudarem. Até New Orleans entrou na dança quando o furacão Katrina fez estragos por lá!

_ O alemão não gosta de emprestar coisas, mas isso nós não precisamos aprender com eles não. Quando o fazem, querem logo saber quando o objeto será devolvido.

_ Os alemães são normalmente educados, mas para fazerem amizades eles sempre precisam de um tempinho. Pode até acontecer de você nunca conseguir ter realmente amigos alemães, de tão reservados que eles são.

_ Alemão não sabe ser espontâneo; portanto, nunca vá a casa de um vizinho sem antes, pelo menos dois dias, avisar. O seu vizinho não vai entender o que você quer dele (embora muitas vezes a nossa intenção seja apenas bater um papinho).

_ Alemão não costuma tomar banho todos os dias. Até porque os médicos daqui sempre dizem que banho todo dia prejudica a pele. Naturalmente que eles dizem isso baseados no clima, e que nós não precisamos imitá-los.

_ O alemão que mora em cidade do interior é acostumado a limpar a própria calçada nos fins-de-semana. Que tal se nós aprendêssemos um pouco com eles?

_ Os alemães gostam muito de viajar, conhecer novas culturas; embora no país deles estrangeiros nem sempre sejam bem vistos.

Culinária

Os alemães adoram carne suína. A carne de porco é a mais popular do país e serve de base para diversos pratos típicos da culinária alemã. Além desta carne, as batatas e as salsichas também são muito consumidas nos país.

Exemplos de pratos típicos da culinária da Alemanha: Chucrute (conserva de repolho), Esbein (joelho de porco assado ou frito), boulette (bolinhos recheados com carne), Schlachtplatte (barriga de porco com chucrute e batata) e Bratkartoffeln (cozido de batatas com bacon e cebolas).

- A bebida alcoólica mais consumida na Alemanha é a cerveja. O povo alemão é um dos maiores consumidores mundiais desta bebida. No país, existem cerca de 1.200 cervejarias. Vale lembrar também que o maior festival de cerveja do mundo ocorre na cidade de Munique. É a famosa Oktoberfest.

- O povo alemão também é um dos maiores consumidores de pães do mundo. No país, é possível encontrar cerca de 1.200 tipos de pães.

- O açúcar mais consumido na Alemanha não é o derivado da cana-de-açúcar, como ocorre no Brasil, mas sim o de beterraba.

Danças

Bandertanz: Homenageia a libertação do povo, as fitas brancas representam o sangue, e as brancas a pureza da liberdade.

Schwäbische Tanzfolge: Pout-pourri de danças folclóricas com origem da Alemanha.

Schulz: Quadrilha (caracterizada pela troca de casais).

Hakke toone: Dança originária no Tirol- Áustria.

Buder Lustig: Fazia parte das danças da juventude dos anos 20.

Religião

Cerca de dois terços da população na Alemanha pertencem a uma confissão cristã. A metade deles pertence à Igreja Católica Romana, a outra à Igreja Evangélica. Quase um terço não pertence a uma comunidade religiosa, o que se deve em grande parte à reunificação e aos cidadãos dos novos Estados, em sua maioria sem confissão religiosa. Depois do genocídio cometido pelos nazistas, somente poucas pessoas de origem judaica continuaram a viver na Alemanha. Hoje, vivem na Alemanha perto de cem mil judeus organizados em comunidades judaicas. Cada vez mais outras religiões adquirem importância na Alemanha. Muitos estrangeiros que vivem na Alemanha professam o islamismo. Na República Federal, vivem cerca de 3,3 milhões de muçulmanos de 40 nações. A liberdade de crença, bem como o livre exercício de cultos religiosos são garantidos pela Lei Fundamental. Na Alemanha não existe uma Igreja do Estado. Ele participa financeiramente em determinadas instalações mantidas por entidades religiosas, tais como jardins-de-infância e escolas. As igrejas cobram impostos de seus membros, que são recolhidos pelo Estado para financiar o trabalho social de instituições como jardins-de-infância, escolas, centros de assistência social, hospitais e asilos. As aulas de religião nas escolas têm uma característica peculiar. Elas são ministradas sob a supervisão do Estado, mas as igrejas são responsáveis por seu conteúdo.

Língua alemã

A língua alemã (Deutsche Sprache) ou alemã (Deutsch) é uma língua indo-europeia do grupo ocidental das línguas germânicas. A língua alemã é a língua com o maior número de falantes na União Europeia e a segunda maior na Europa depois do russo.

Informações gerais

A Alemanha é a economia mais rica da Europa. A indústria alemã é altamente desenvolvida em função da tecnologia empregada e eficiência produtiva. Os setores de serviços e finanças também merecem destaque. Embora tenham sido atingidos pela crise econômica mundial de 2008, os efeitos não foram tão fortes quanto nos outros países europeus.

Dados da economia da Alemanha

Principais setores econômicos: indústria (automóveis, química, medicamentos), tecnologia, finanças, construção civil, turismo e agricultura

Moeda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com