TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algemas da Liberdade

Por:   •  2/5/2017  •  Resenha  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

Narrado em terceira pessoa o livro conta a história de Alex, estudante de direito com grande dedicação à vida acadêmica nascido e criado nos moldes da classe média, rotulado como um integrante da “Geração Estudante”, mas, sem experiências para vida prática e profissional.

Após o falecimento de seu pai há um mês, o jovem encontra-se incerto e duvidoso cansado de respostas simplificativas que são utilizadas por pessoas que tentam esquecer do assunto. Decide então recorrer a ajuda de Tales, professor de filosofia e grande amigo de seu pai, para sua grande pergunta: “ Onde está o meu pai? ”.

Ao ver suas tentativas de simples repostas serem rejeitadas percebendo que não poderia se esquivar da questão o professor decide ajuda-lo, com uma única condição o rapaz teria que seguir todas as suas orientações. E alerta-o que a busca pelo conhecimento é um caminho tortuoso, que o primeiro passo para tal é reconhecer que não sabe.

Tales analisando o meio onde Alex vive concluiu que o mesmo faz parte da “Geração Estudante”. Onde para muitos desses jovens o verdadeiro contato com a vida vem após a faculdade. Especificamente, para ele, este contato veio com a morte de seu pai. O professor decide dividir a discussão do assunto em duas partes a primeira propõe um plano de vivência no qual seu novo aprendiz entrando em contato pessoas comuns e do meio artístico, empresarial, boêmio, religioso, político, intelectual, aprendendo sobre as diferentes escolhas, culturas. Para então discutir sobre a não-vida. Alex aceita as orientações de Tales e parti para suas “Vivências Filosóficas”, como ele mesmo denominou, em busca de experiências de vida discutindo com seu amigo e professor de filosofia sobre cada estilo de vida encontrado. Porém, sempre o questionando sobre onde estaria seu pai.

Em sua obra Enildo Marinho Guedes faz uma crítica ao modelo de vida de grande parte da população que vive presa ao trabalho e suas cobranças, preocupadas com o dinheiro, sem tempo para família, saúde, amigos, novas experiências de vida, adquirir conhecimento, que não tendo um senso crítico repete tudo o que a mídia expõe.

E mostra que quando o homem decide partir em busca de novas fontes de pesquisas debatendo assuntos com outras pessoas, no início torna-se difícil pois, sai de sua zona de conforto para uma zona de confronto de conhecimentos, pensamentos e princípios. Porém a medida que adquire conhecimento e se relaciona com as pessoas, o mesmo passa a desenvolver o autoconhecimento permitindo a harmonização de sentimentos e pensamentos, ajudando-o em suas escolhas e consequências para conquistar o que almeja.

Com o enredo bem desenvolvido em cada capítulo um tema é abordado e concluído claramente, porém, permitindo ao leitor tirar as próprias conclusões sobre o tema apresentado. A cada personagem pode-se adquirir novos aprendizados, e utiliza-los no dia a dia. O livro é de boa leitura, embora contenha termos rebuscados não dificulta o entendimento. Voltado para o público que busca novas descobertas, novos conceitos, novas descobertas e conhecer a si mesmo, Algemas da Liberdade contribuirá no início de sua jornada.

GUEDES, E. M. Algemas da Liberdade. 1a ed. Curitiba, HD Livros, 2009. v. 01. 248 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com