TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Escritores Da Liberdade

Trabalho Universitário: Filme Escritores Da Liberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  9.825 Palavras (40 Páginas)  •  1.202 Visualizações

Página 1 de 40

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Natalia Moreira

“A relação professor-aluno no filme „Escritores da Liberdade‟: o papel do diálogo na construção do conhecimento”

São Paulo

2010

Natalia Moreira

“A relação professor-aluno no filme „Escritores da Liberdade‟: o papel do diálogo na construção do conhecimento”

Monografia apresentada ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Presbiteriana Mackenzie como parte dos requisitos exigidos para a conclusão do Curso de Ciências Biológicas.

Orientador de TCC: Prof. Dr. Adriano Monteiro de Castro

São Paulo

2010

MOREIRA, Natalia.

“A relação professor-aluno no filme „Escritores da Liberdade‟: o papel do diálogo na construção do conhecimento” / Natalia Moreira. – São Paulo, 2010.

38p.

Monografia apresentada à “Universidade Presbiteriana Mackenzie” como parte dos requisitos exigidos para a conclusão do Curso de Ciências Biológicas.

Orientador: Prof. Dr. Adriano Monteiro de Castro

1. Processo de ensino-aprendizagem 2. Relação professor-aluno 3. Diálogo na educação I. Monteiro de Castro, Adriano. II. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.”

(Albert Einstein)

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Universidade Presbiteriana Mackenzie e ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde por proporcionar docentes de qualidade e uma excelente estrutura para formação.

Ao meu orientador Professor Doutor Adriano Monteiro de Castro por toda ajuda, dedicação, orientação e confiança que me foram prestados na elaboração do meu trabalho.

Aos professores da Licenciatura por todos os momentos que passamos em sala de aula. Por saberem guiar cada um dos seus alunos ao longo do curso, pelo empenho e profissionalismo que foram fundamentais a nossa formação.

Agradeço infinitamente aos meus pais, Vera Lúcia de Oliveira Moreira e Vivaldo Moreira, por estarem sempre ao meu lado em qualquer decisão da minha vida, sempre me apoiando e incentivando. Obrigada por contribuírem tanto à minha vida e serem extremamente fundamentais. Muito obrigada pai pelas broncas, apoios (sejam estes financeiros ou não), conselhos, enfim obrigada por tudo. Muito obrigada mãe por ser minha grande amiga, confidente, meu porto seguro e sempre ter uma palavra de apoio e um conselho que façam eu me levantar nos momentos em que já pensei em desistir. Aos meus pais um muito obrigado e saibam que tudo o que fiz e faço é e sempre será por vocês.

Muito obrigada as minhas avós, Alvisi Neyde Moreira e Anna Stoppa de Oliveira, por cuidarem de mim durante toda minha infância, que sem saberem me ensinaram a ter respeito, responsabilidade e comprometimento, quando me diziam: “Menina, primeiro faça suas lições de casa, depois você pode brincar o quanto quiser”.

Obrigada a todos da minha família que de algum modo especial contribuíram para a minha formação e pelos momentos que foram como pais para mim.

Agradeço ao meu namorado Ciro M. Dorneles pela cumplicidade, paciência, por compreender e a aceitar dividir nossos poucos momentos juntos com os meus estudos e mesmo assim me apoiar e principalmente motivar.

Aos meus amigos pelo companheirismo e incentivo, principalmente aos meus amigos da Licenciatura por compartilharmos nossas aflições e angústias e juntos passarmos por mais uma etapa das nossas vidas.

Por fim, saibam que sou muito grata a cada um de vocês. Muito obrigada a todos por estarem comigo em mais uma empreitada da minha vida.

RESUMO

As oportunidades para a aprendizagem e a construção de conhecimentos são dependentes da atuação do professor e da capacidade que este tem de interagir com os seus alunos, contribuindo nos processos de aprendizagem seja direta ou indiretamente. O alvo do presente estudo foi analisar as representações das relações estabelecidas entre professor e alunos a partir da narrativa de um filme biográfico, “Escritores da Liberdade”, que retrata este tipo de relação em todo o desenvolvimento da sua narrativa com o foco no processo de ensino e aprendizagem e a importância do diálogo na educação. Para a análise dos dados deste trabalho, as cenas foram definidas a partir de focos voltados à caracterização da conduta do professor, conduta dos alunos e das atividades, o que permitiu ressaltar a importância do diálogo como componente relevante na aprendizagem significativa. Portanto, o filme analisado apresenta dentro da sua narrativa o modo como a interação pedagógica vem a promover vínculos e agregar valores, outra ressalva é a abordagem pedagógica adotada pela professora, na qual a metodologia aplicada favorece a correspondência dos conteúdos contextualizando-os na realidade cultural dos alunos gerando interesse no processo de ensino.

Palavras-chave: Processo de ensino-aprendizagem, relação professor-aluno e diálogo na educação.

ABSTRACT

The opportunities for learning and knowledge construction are dependent on the teacher performance and the ability they have to interact with their students, helping in the learning process either directly or indirectly. The aim of this study was analyze the representations of the relationships established between teacher and students from the narrative of a biographical movie, “Freedom Writers”, depicting this relationship throughout the development of his narrative with a focus on teaching and learning and the importance of dialogue in education. For analysis of data from this study, scenes, were defined as focus directed to the characterization of teacher behavior, students behavior and activities, emphasize that allowed the importance of dialogue as a major component in meaningful learning. Therefore, the film has analyzed within his narrative how the pedagogical interaction comes to promote links and add value, another caveat is the pedagogical approach adopted by the teacher, in which the methodology facilitates the matching of content with contextualizing them

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com