TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alpargatas

Artigo: Alpargatas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quais Foram os principais desafios enfrentados por Fernando Tigre ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas?

R: Ao assumir a presidência Fernando foi recebido com desconfiança pelos diretores e funcionários da empresa. A organização era ineficiente a comunicação entre as divisões era falha e a centralização excessiva. Fazer a empresa crescer e voltar a ter lucro, pois a mesma com estratégias ultrapassadas para condições ambientais estava perdendo. A empresa sofria também com a concorrência, principalmente as chinesas e encontrou funcionários desmotivados, sem esperença quanto ao futuro da empresa.

2. Quais foram os fatores que contribuíram para a falta de motivação entre os trabalhadores?

R: Decisões estratégicas ultrapassadas, organização ineficiente, comunicações entre divisões eram falhas. Com isso os trabalhadores não tinham expectativas de futuro na empresa.

3. Quais as características dos grupos de trabalho que Fernando Tigre encontrou quando assumiu a presidência da Alpargatas? Qual foi o seu impacto no ambiente de trabalho?

R: Características de uma empresa que preservava uma herança e burocracia acentuadas, com níveis de formalização muito exagerados para se lidar num mercado muito exigente e sedento por novidades. Seu impacto foi notar a excessiva formalização da empresa, que era responsável pela existência de equipes pouco unida.Isso gerava um ambiente muito 'pesado', sem descontração alguma, o que abria espaço para eventuais conflitos entre superiores e subordinados. Em função da centralização e hierarquia acentuada decisões estratégicas eram tomadas lentamente.

4. Quais foram as medidas tomadas para mudar o comportamento dos funcionários?

R: Redução de 14500 em 1997, para 10500 em 2001. Com isso incentivou a mudança de comportamento e criatividade. O foco era apenas produção industrial, passou a ser uma visão de mercado e com maior atenção ao gosto do consumidor, maior variedade e personalização nos produtos para alcançar as vendas.

5. Distinga, entre as várias medidas adotadas, aquelas que podem ser consideradas fatores higiênicos e fatores motivacionais, segundo Herzberg.

R: Fatores higiênicos às divisões dos modelos de produtos, cada um responsável pela produção e vendas dos produtos. E os fatores motivacionais foram assim que os chefes de divisão tinham sua própria autonomia sobre as decisões em lançamento de produtos sem depender da aprovação do departamento de produção.

6. Quais das abordagens teóricas de motivação melhor ajudam a compreender o caso?

R: Participação dos colaboradores nos lucros e resultados da empresa e informalidade nas relações interpessoais.

7. Você considera Fernando Tigre um líder orientado para a tarefa ou as pessoas? Justifique.

R: Considero Fernando Tigre um líder orientado para pessoas, pois foi gerando motivação entre os funcionários, diretores e subordinados que ele conseguiu mudar o quadro em que se encontrava o Alpargatas e trazer ótimos lucros e resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com