TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Das Veias Abertas Da America Latina

Casos: Analise Das Veias Abertas Da America Latina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A história de um país é contada através da junção de eminentes fatos ocorridos ao longo dos anos. Declínios, vitórias, avanços, conquistas e descobertas fazem parte da construção de uma nação. O lamentável é quando se tem mais episódios de insucessos, escravidão e dependência que deveriam ter permanecido no passado, ou nunca deveriam ter ocorrido. Mas insistentemente constata-se a reinante subordinação de um povo ainda preso às consequências de uma exploração antiga e por que não dizer também atual, desencadeando, assim, um persistente mal estar social.

É sob essa ótica que o presente trabalho tem por objetivo apresentar, discutir e desencadear reflexões críticas sobre a notável obra As veias abertas da América latina, de Eduardo Galeano, à luz de estudiosos, pesquisadores e alguns críticos que se propuseram a analisar a obra em questão. Autor de relevante prestígio e ganhador de diversos prêmios por seus inúmeros livros publicados. A obra em discussão apresenta um panorama do passado e da atualidade sobre as condições de sobrevivência de um povo devastado e oprimido pelos “poderosos”, em especial dos latinos americanos, tópico enfatizado já no título da obra em estudo. Aborda, principalmente, os roubos dos recursos naturais do continente em questão, a escravidão, o genocídio, a violência desde o século XV até o XX.

Quais as consequências de uma região explorada? Como pode haver progresso em um país marcado pelo monopólio? O que mudou nos países explorados depois de séculos? Tais questionamentos são cruciais para entender a atmosfera desta pesquisa e servem como ponto de partida para elucidar as reflexões que serão abordadas no desenvolvimento do trabalho.

A pesquisa será apresentada em três capítulos. No primeiro momento será feita uma exposição da biografia intelectual de Eduardo Galeano, enfatizando as influências culturais, as fontes que serviram como referência para a composição da obra, as personalidades influentes, o ambiente cultural que compõem a intelectualidade do autor. Em seguida, uma explanação sobre o contexto histórico em que a obra As veias abertas da América Latina foi escrita. A ditadura militar nos países latinos, o papel da literatura em meio aos acontecimentos políticos, históricos e sociais na América latina serão pontos debatidos. Também serão discutidos, sumariamente, a função e a influência que a literatura passou a exercer nesse momento. Outro ponto de destaque recairá sobre a forma como é escrito o livro As veias, buscando compreender o teor poético que o livro aborda ao relatar acontecimentos econômicos, políticos e sociais de um continente.

Como entender o pensamento de um escritor sem investigar o momento histórico em que foi escrita sua obra? Torna-se relevante analisar o que ocorria ao redor do mundo no instante em que nascia o livro, porque indiscutivelmente há influências diretas na produção e quiçá uma previsão de um futuro próximo, como é o caso da obra em questão. O próprio autor lastima “que o livro não tenha perdido a atualidade.”

No Capítulo III será explorado o impacto histórico, literário, cultural e econômico da obra Galeana. Sendo o livro As veias o objeto de estudo é necessário especificar o teor da escrita, o que de concreto é perceptível nas entrelinhas de uma narrativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com