TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha As Veias Abertas Da America Latina

Dissertações: Resenha As Veias Abertas Da America Latina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

Escrito em 1976 e proibido em vários países na época da ditadura, alegando que corrompia menores, “As Veias Abertas da America Latina – Eduardo Galeano” - em Montevidéu, no Uruguai, em 1940. Em 1973 foi exilado na Argentina e na costa catalã da Espanha. - conta a história e economia da America Latina, sendo contada pelo lado fraco, o lado que foi invadido pelos europeus. Mostra o ponto de vista de quem foi explorado e a realidade de como os dias de hoje são reflexos diretos do passado. O livro da um choque de realidade e abre os olhos do leitor para a hipocrisia a qual vivemos.

Veias Abertas da América Latina, um livro de difícil classificação, pois ele transita entre vários gêneros e acaba sendo uma composição de crítica cultural, narrativa, ficção, história e jornalismo. Porém, pela análise temporal do livro é possível compreender diversas questões acerca de temática e sentimento da crítica. O mesmo foi lançado em período em que o mundo encontrava-se polarizado com a Guerra Fria. Nesse período, o continente latino americano sofriam golpes de Estado altamente influenciados pelos EUA e reafirmados pelas forças armadas latinas – que atuavam com apoio das elites econômicas e comunidade católica dos países. Essa situação não era novidade no continente, e é exatamente esse o ponto de temática do autor. A América Latina havia sido saqueada, explorada, abusada. Está é a premissa que está presente em cada página, em cada título, em que observação ou comentário do livro. As condições em que a América Latina foi desenvolvida para permanecer na condição de continente explorado, destinado a ter suas propriedades saqueadas, ser o continente que irá dar bases mas que nunca andaria sobre elas. Essa intenção está representada nas primeiras páginas do livre, o recorte abaixo é um exemplo extremamente válido das intenções do livro e sentimento do autor, que realiza ao longo do livro de certa forma uma explicação, a entrega da consciência. A América Latina foi explorada pelos impérios, suas riquezas foram extraídas e foi condenada a condição de fornecer, mas nunca usufruir. Essa exploração e suas consequências deixam as populações dos países latinos em condições de pobreza e desassistidas. O longo período abordado, não faz com que o livro seja restrito a um público, pois o autor conta com uma boa historiografia, e o objetivo de trazer essa consciência da situação latino-americana, a abundância de exemplos e a riqueza de fontes tornam o livro bastante acessível, o que garante que as informações e proposta do livre cheguem a um maior número de pessoas.

A obra de Galeano denuncia o passado. Torna-o publico a historia da situação de inferioridade da America Latina. Essa temática nos faz. Ter a consciência de que o continente latino foi subjugado a posição de explorado, mas que permanecer assim é opção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com