TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Fonte Audiovisual- Narradores De Javé

Exames: Analise De Fonte Audiovisual- Narradores De Javé. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 4

Narradores de Javé

1) Elabore uma sinopse breve do filme, buscando evidenciar relações que podem ser construídos entre diferentes saberes e conhecimentos.

O filme conta a história de uma comunidade de Javé, ameaçada por uma inundação de uma hidrelétrica, cujo o fato se dá ao progresso que chega a comunidade.Para tentar impedir tal acontecimento, eles precisam transformar Javé em patrimônio histórico a ser preservado.

Zaquel,o líder da comunidade, tem a ideia de fazer um dossiê com as historias já vivenciadas pelo povoado há tempos atrás .Mas quem irá escrever as historias? Já que eram todos “analfabetos”? Decidiram então, forçar Antonio Biá, o funcionário do único posto de correios da cidade, que fora expulso da mesma há algum tempo atrás, por inventar difamações em cartas do povoado, na esperança de manter seu posto pelo fato do correio ser pouco frequentado devido a analfabetização. Biá agora era responsável a escrever as histórias em documentos científicos, pois só assim, eles poderiam ser relevantes. Desde então Biá passa a frequentar as casas de cada um, ouvindo a histórias de um povo que passam a relatar suas memórias na esperança de serem salvos, mas a confusão começa quando cada um contava histórias para se engrandecer o que tornou a escrita de biá muito difícil, pois era impossível saber o que daquelas histórias eram mentiras ou verdades.

A cidade povoada por pessoas sofridas, guerreiras e esperançosas acreditavam que os relatos poderiam salva-los, pois prezavam um patrimônio imaterial, prezavam também suas culturas e os laços diversos que existem com um pedaço de terra. Biá, na sua dificuldade de escrever os relatos, não o fez. Por conta desse fato, o povoado de Javé, são vencidos pelo progresso da Hidrelétrica, que faz com que o povoado desapareça nas águas, afogando a memória, a cultura e os antepassados.

2) O filme permite ao professor de história explorar diversos temas, que envolvem não somente o saber histórico como também questões relacionadas a formação cidadã. Apresente 4 temas diferentes e as possibilidades de abordagem de cada um.

• Importância da alfabetização:

Relacionar a importância da alfabetização no conceito social, usando até mesmo o filme como base, evidenciar o quão importante ela é em nosso cotidiano, em situações em que o individuo precisa assinar documentos no qual ele precisa saber o que nele está escrito, um individuo analfabeto pode estar mais propicio a ser enganado em questões de assinar contratos, mostrar que ela é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento humano e social, que através dela se tem acesso a inúmeras informações, reflexões e discussões sobre a vida em todas as suas dimensões, política, econômica, psíquica, cultural, etc.

• Valores:

Abordar através da opinião e pelo julgamento dos valores, consistir em acentuar os componentes cognitivos da moralidade, defender que existem princípios universais (Tolerância Recíproca, Liberdade, Solidariedade e Justiça, o mais forte deles) que constituem os critérios da avaliação moral ou do juízo de valor.

• Diversidade:

Leva-los a conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo. Reconhecer as qualidades da própria cultura, exigir respeito para si e para os outros, identificar esse elemento na mídia para facilitar uma breve discussão em classe.

• Degradação ambiental:

“A degradação ambiental é normalmente associada à ação de poluição com causas humanas.” As mudanças ocorridas no meio ambiente acompanham a evolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com