TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE FONTE HISTÓRICA: O PERÍODO MILITAR NO BRASIL

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA

ANTÔNIO FÁBIO ALVES DA CUNHA

AnÁlise de fonte histórica:

O periodo Militar no Brasil

[pic 2]

Utinga

2013

ANTÔNIO FÁBIO ALVES DA CUNHA

AnÁlise de fonte histórica:

O periodo Militar no Brasil

Trabalho apresentado ao Curso de História  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná – disciplinas: Produção do Conhecimento Histórico, História Contemporânea II, História do Brasil IV, História Regional e Seminário VII.

Orientadores:Prof., Cyntia Simioni França, Fábio Luiz da Silva, Julho, Taíse F. C. Nishikawa. e Reinaldo

Tutor eletrônico. Solange Martins

Tutor de sala. Roberto  Souza

Utinga

2013

INTRODUÇÃO:

                Francisco Buarque de Holanda, conhecido como Chico Buarque, nasceu no Rio de Janeiro em 19 de junho de 1944. Ele é um músico, escritor e dramaturgo brasileiro que iniciou sua carreira  em 1960.
                    A música “Apesar de Você” foi criada no ano de 1970, em forma de protesto ao governo do General Emílio Garrastazu Médici. Na canção Chico fala sobre o decreto AI5, ato que foi considerado o ato institucional mais sangrento da ditadura militar, pois proibia qualquer liberdade de expressão no país.
                        A letra apresenta todo o inconformismo e revolta dos artistas da época de chumbo (como era chamado esse período), que vivia o estado brasileiro. Adeus liberdade de expressão, a opinião livre, qualquer manifestação artística que fosse julgado inconveniente aos olhos torturadores da ditadura.
                      Através da música Apesar de Você, Chico se torna um símbolo de resistência à Ditadura, um de seus maiores sucessos e verdadeiro hino anti-ditatorial, essa música passou despercebida pela censura, devido a maestria de Chico, que fez com que o tema da música parecesse, à primeira vista, falar sobre um suposto amor que não deu certo. Quando a repressão
 percebeu o deslize, as lojas e a gravadora tiveram seus estoques destruídos.
                      Essa música é de crítica a Ditadura, mais especificamente uma mensagem encaminhada ao próprio ditador Médici. Dizem que Chico foi chamado a dar satisfação sobre essa música na delegacia e esse respondeu: -Eu escrevi para uma mulher, muito autoritária por sinal!
      A música só foi liberada pela censura basicamente oito anos depois, já no governo de Ernesto Geisel. Vejamos portanto a letra da musica a seguir:

Apesar de Você



Hoje você é quem manda
Falou tá falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
Água nova brotando
E a gente se amando
Sem parar
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Este samba no escuro
Você que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza

De desinventar
Você vai pagar e é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Inda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria
Você

vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
Que esse dia há de vir
Antes do que você pensa
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear
De repente, impunemente
Como vai abafar
Nosso coro a cantar
Na sua frente
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai se dar mal
Etc. e tal
La, laiá, la laiá, la laiá.

Análise:
                Primeira estrofe: "Apesar de Você" é uma canção de Chico Buarque, lançada em 1970, não somente como uma forma de criticar a repressão ditatorial do governo de Médici, mas também de desabafar o que o compositor havia sofrido nesse período. Mas para isso ele recorreu a métodos   no qual ele poderia manifestar sua opiniões, mas de modo que não fosse prejudicado, a exemplo disso temos a utilização de Figuras de Linguagem onde a   principal delas, é a Metáfora e também o uso de Pseudônimos. Porém e infelizmente, isso só deu "certo" até certo ponto, pois uma nota publicada em um jornal naquela época revelou o verdadeiro significado da palavra "Você" e de outros termos presentes nas canções de Chico.
                A referência que o "Você" dessa canção fazia era ao presidente Médici. Ao ser descoberto essa intenção de Chico os estoques das gravadoras e de lojas foram

destruídas de imediato. Tomando como base essa crítica nos tempos da Ditadura podemos dizer que um outro termo contido nessa música é o "Hoje" que caracteriza-se como a submissão do povo perante a esse fato histórico ocorrido no Brasil.
                Segunda estrofe: Apresenta um clima de presença em relação ao futuro, relacionado com a palavra amanhã. É onde entra a expressão que dá título à música. Apesar de você Presidente, tudo vai melhorar, o futuro promete coisas boas, alegria, amor... Também nesta estrofe o compositor, em função da toda essa explosão de novidades que talvez venha acontecer a pergunta: “Eu pergunto a você onde vai se esconder da enorme euforia” transmitindo com isso a derrota de Médici perante essa nova situação, para qual o povo está torcendo.
                Terceira estrofe: Nessa estrofe o compositor fala que quando a ditadura acabar, o sofrimento pelo qual o povo passou vai ter que ser devolvido com juros. O verso “Todo esse amor reprimido, esse grito contido, este samba no escuro” representa tudo aquilo que a ditadura reprimiu, como a liberdade de expressão, o direito à crítica, o próprio amor na letra representa os laços que eram quebrados entre pessoas, caso o governo suspeitasse de uma ligação de uma delas com o comunismo, ou com qualquer outra atividade de oposição ao governo. “Você que inventou a tristeza, ora, tenha a fineza de desinventar”. Refere-se ao apelo da população para que a ditadura acabe, e para que o direito de expressão do povo volte. “Você vai pagar e é dobrado, cada lágrima rolada, nesse meu penar” é um verso totalmente voltada para o próprio ditador, expressando o desejo de justiça que todos sentiam na época.
                Quarta estrofe: Chico Buarque começa a alertar o ditador de uma outra realidade futura. “você vai se amargar vendo o dia raiar sem lhe pedir licença” e depois. “Eu vou morrer de rir e esse dia há de vir antes do que você pensa”. Como soubesse quando seria o fim da Ditadura. Ele soube se expressar toda sua insatisfação e revolta contra a repressão dos “anos de chumbo” no qual as formas de expressão artísticas sofreram com a censura e a violência dos militares de 1969 à 1973, quando chega ao fim o governo de Médici.
                Quinta estrofe: O povo trará o renascimento com o amanhã, tudo vai se iluminar, ao contrário do que acontecia por conta repressão. Nos versos “Como vai se explicar vendo o Céu clarear; de repente, impunemente”, diz que o ditador não pode fazer nada para impedir a liberdade anunciada, nem calar as pessoas ressaltando novamente a expressão de luz. “Como vai abafar; nosso coro a cantar na sua frente”. Quer dizer que as pessoas serão vencedores, e os governantes não terão mais o poder sobre elas.
Sexta estrofe: Sintetiza toda a temática desenvolvida ao longo das estrofes, afirmando a perspectiva de fim do regime.

                                 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com