TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia - Ciencia E Memoria

Ensaios: Antropologia - Ciencia E Memoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

Ciência e Memória

Tópicos fundamentais no estudo da Antropologia Cultural, memória e ciência apresentam suas ligações e divergências.

Com a Revolução Industrial e as Guerras Mundiais, esses conceitos ganharam novos sentidos. A memória tornou-se importante para a construção da identidade da sociedade e do individuo, e devido ao capitalismo a ciência foi tomada por interesses políticos e econômicos.

Ambos os conceitos buscam respostas racionais às questões indecifráveis da humanidade; a memória utiliza métodos e explicações para que se entenda o passado pelo presente e/ou o presente pelo passado, e a ciência busca solucionar os questionamentos acerca dos fenômenos naturais e sociais.

Na esfera da atuação, ciência e memória possuem suas limitações. O limite da memória, o esquecimento, é natural do ser humano; enquanto o campo de atuação da ciência é limitado devido a aspectos sociais e políticos da sociedade, como religião e crenças.

Em relação às divergências é possível constatar que a fonte da memória é subjetiva por envolver sentimentos e depender do indivíduo em questão, diferentemente da ciência, que mesmo sendo subjetiva – como as ciências sociais – possui fonte objetiva.

Por último, é notável a diferenciação de suas finalidades. Na Ciência Moderna, ciências naturais e sociais influenciadas politicamente, possuem a finalidade de controle de fenômenos e submissão de povos, respectivamente. A memória por sua vez tem como finalidade amparar indivíduo e sociedade na construção de suas particularidades.

Após observações de semelhanças e diferenças, é possível concluir que tanto a ciência quanto a memória carregam marcas do seu criador, mesmo que implicitamente e estão sujeitas a serem reinventadas com o aparecimento de novos dados e situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com