TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA COMO CIÊNCIA

Seminário: ANTROPOLOGIA COMO CIÊNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  Seminário  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

1. ANTROPOLOGIA COMO CIÊNCIA

Como “ciência do homem”, a Antropologia toma o homem, isto é, o ser humano, no sentido integral de homem e mulher, de coletividade, mas também de espécie da natureza e de ser da cultura e da razão, como um objeto de estudo. Isso quer dizer que o homem pode ser objetivado, esquadrinhado, medido, calculado, dimensionado no tempo e no espaço, tal qual outros objetos científicos.

A Antropologia se coloca como uma ciência lado a lado com a Sociologia, a Economia, a Psicologia e suas respectivas especialidades e subdisciplinas – todas agrupadas pelo termo “ciências humanas” ou “ciências sociais”.

As ciências humanas têm o ser humano como seu objeto de estudo, mas cada qual o faz privilegiando ora um aspecto, ora uma parte, ora uma dimensão.

2. TIPOS DE ANTROPOLOGIA

Só pode ser considerada como antropológica uma abordagem integrativa que objetive levar em consideração as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade.

Laplantine aponta 5 áreas que mantêm relações estreitas entre si;

2.1 A ANTROPOLOGIA BIOLÓGICA:

Para a Antropologia Biológica, o homem é visto e definido como um ser da natureza que evoluiu fisicamente até chegar, há uns 80.000 anos (a partir de seu surgimento há cerca de 200.000 mil anos), à condição atual, desde então praticamente sem mudanças essenciais, a não ser aquelas derivadas de adaptações físicas aos quatro cantos da Terra. A evolução humana teria se realizado por processos idênticos aos dos demais animais, isto é, condicionada aos processos da lei da evolução.

Entretanto, o homem se tornou um ser especial por ter adquirido aquilo que de modo geral se chama cultura. Inclui-se aqui a capacidade de comunicação por um sofisticado sistema lingüístico, a fabricação e a utilização de ferramentas – o fogo em primeiro lugar – e a adoção generalizada de um costume social excepcional, a proibição do incesto, isto é, de relações sexuais entre pais e filhos e irmãos e irmãs, como regra fundamental da sociedade humana.

Os antropólogos biólogos se preocupam com os aspectos fisiológicos da evolução do homem, mas não podem deixar de reconhecer que os aspectos culturais, desde o início, ajudaram na evolução biológica.

Duas questões de grande importância científica orientam as pesquisas da Antropologia Biológica: a primeira é localizar a posição do homem enquanto Homo sapiens na sua ordem e na sua escala de evolução. Importa saber como o homem evoluiu fisicamente, por quais motivos e influências, sob quais condições. Importa saber essa história, seu trajeto de evolução e como se espalhou e se adaptou por todo o globo. A segunda questão é entender o quanto de “animal”, de ser da natureza, de orgânico, ainda existe no homem tal qual ele é hoje.

“Estudo do homem enquanto ser biológico, dotado de um aparato físico e uma carga genética, com um percurso evolutivo definido e relações específicas com outras ordens e espécies de seres vivos.” (DAMATTA, 1987, p.32).

2.2 ANTROPOLOGIA PRÉ-HISTÓRICA:

É o estudo do homem através dos vestígios materiais enterrados no solo, projeto que se liga a arqueologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com