TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de poema mãe de cora coralina

Por:   •  3/6/2018  •  Ensaio  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  4.122 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DOCUMENTAL:

poema: “Mãe”

Autora: Cora Coralina

O documento analisado trata-se de uma poesia de autoria de Cora Coralina, retirado do jornal de poesia-cora coralina (http://www.revista.agulha.nom.br/cora.html). Onde o caracterizo como um critério de distinção pessoal e instrucional, pessoal por ser um poema escrito por ela e instrucional por esta publicada em um jornal de poesias.

Vale salientar que o verdadeiro nome da autora é Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, virou Cora aos 15 anos, esse pseudônimo era uma exigência para disfarçar a escritora. Cora deriva de coração, Coralina só vem surgir algum tempo depois, Coralina derivativo de vermelho, “coração vermelho”, essa identidade a diferenciava das outras Anas da cidade Sendo esta poetisa brasileira, começou a escrever os seus primeiros textos aos 14 anos de idade, publicando-os nos jornais locais, a mesma cursou somente as primeiras quatro séries, com a Mestra Silvina.

 Filha de Francisco de Paula Lins dos Guimarães Peixoto e de Jacinta Luísa do Couto Brandão, nasceu em 20 de agosto de 1889 em Vila Boa, Goiás. Seu primeiro livro foi publicado pela Editora José Olympio em 1965, cujo tema é Poemas dos Becos de Goiás. Onze anos mais tarde, em 1976, compôs Meu Livro de Cordel e em 1983 lançou pela Editora Global o Vintém de Cobre - Meias Confissões de Aninha.

O poema traz em seu contexto o papel da mãe visto pela autora, onde a mesma coloca a mulher/mãe como um ser destinado aquele dom. Somente aquela função, o ser mãe. Recriminando a creche e os empregos fora do lar. E é justamente esse ponto que me chamou atenção, pois pelo fato de estarmos no século XXI onde a mulher já tem um lugar social, podemos fazer uma comparação da mãe de hoje com a mãe descrita no poema de Coralina, uma mulher do século passado, que traz em seus versos algumas das características de sua época.

Segundo a biografia da autora, ela escrevia com a preocupação de entender o mundo em que esta inserida e ao mesmo tempo entender qual papel deveria representar, a mesma buscava respostas para seu cotidiano.

Através de uma analise mais minuciosa pude perceber que pelo fato de coralina ser uma mulher do século passado e buscar em suas escritas respostas para o seu cotidiano, a mesma vem apresentar o papel da mulher como uma dona de um dom divino ao qual tem que ser seguido à risca, ou seja, ser somente mãe.

Que pretendes, mulher?

Independência, igualdade de condições...

Empregos fora do lar?

És superior àqueles

Que procuras imitar.

Tens o dom divino

De ser mãe

Em ti está presente a humanidade.

Podemos perceber nessa estrofe que a autora deixa bem claro o dom de ser mãe, e a posição dela diante da mulher que trabalha fora. Sobrepondo o meu ponto de vista a ideia do documento analisado poderia critica-lo pelo fato de que o poema traz a mulher do lar, afirmando que ela já é superior pelo fato de pode ser mãe. E que quando ela procura um trabalho fora do lar esta em busca de imitar algo ou alguém. Ser mãe é um dom, porem a mulher não precisa se restringir apenas a ser mãe, somos capazes de ser mãe e também termos uma independência social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com