TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do documentário "todas as vidas" cora coralina

Por:   •  25/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Metropolitana de Anápolis-FAMA

Direito: 1° Período/Matutino

Nádia de Oliveira Bastos

CORA CORALINA - TODAS AS VIDAS (DOCUMENTÁRIO)

  Anápolis-GO

 2020

Cora Coralina- Todas as vidas. um documentario com direção e roteiro de Renato Barbieri, o longa-metragem que narra a historia de força da poesia de Cora.

  Os emocionantes 71 minutos de filme nos mostra a tragetoria de uma das maiores escritoras brasileira, desde o tempo de infancia ate se casar e sair de Goiás, morando em diferentes cidades por longos 45 anos e voltando a sua cidade natal.

  Numa narrativa linda grandes atrizes brasileiras dão voz a grandes poemas, prosa e versos de Cora. Uma vida dificil e triste para  Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, seu verdadeiro nome, que após a morte do marido teve que criar seus seis filhos, uma jornada complicada para quem vendia doces durante o dia para sustenta-los e escrever poemas a noite.

 Cora de um geito lindo e emocionante conta em seus poemas historias verdadeiras  como no primeiro narrado no filme, "minha cidade" nele observamos que Cora cita sua cidade de Goiás, porém a falar da forma como se sente, como se ver e de modo a criticar tal realidade.

  No dia 20/08/1889 nascia aquela que seria uma de nossas maiores poetisa, aos 14 anos Cora escrevia seus primeiros poemas , mas apenas aos 75 anos conseguiu publica-los, após uma excelente critica de Carlos Drummond Andrande feito ao jornal. Cora lançou Poemas dos Becos de Goiás e Histórias Mais, todos estes citados no filme pelos entrevistados, entre eles sua filha Vicencia Bretas.

  Mulher forte, de grandes exemplos, Cora cor...Cora vida... Cora linda, cuja sua teoria era "Tudo que houver de fazer com suas mãos, faça bem feito" "Tudo que se faz com amor é digno de ser feito".    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com