TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA AO MUSEU VIRTUAL CASA DE CORA CORALINA

Por:   •  5/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  1.231 Visualizações

Página 1 de 3

UNIUBE

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ALUNA: SELMA SANTOS FERREIRA SANTANA

RELATÓRIO DE VISITA AO MUSEU VIRTUAL CASA DE CORA CORALINA

Cachoeiro de Itapemirim

2015

RELATÓRIO DE VISITA AO MUSEU VIRTUAL

HISTÓRICO

O Museu Casa de Cora Coralina é uma instituição museológica brasileira, localizada na cidade de Goiás, às margens do Rio Vermelho. Também conhecida como Casa Velha da Ponte, a construção possui características típicas da arquitetura colonial brasileira, tais como, paredes de pau a pique e adobe, e foi adquirida pela família da poetisa no ano de 1825. O Museu foi criado pela Fundação Cora Coralina e inaugurado em 1989. É uma entidade de direitos privados sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é lutar pela preservação da vida e obra de Cora Coralina.

O acervo do Museu está constituído de objetos que fazem parte da história de vida de Cora Coralina, sendo muitos deles do uso pessoal da poetisa. Os objetos estão organizados de forma a facilitar o acesso do turista aos mesmos, seja de forma virtual ou presencial. No interior da Casa estão: roupas, utensílios domésticos, cartas, fotos, livros, móveis e outros objetos que denotam os gostos, usos e costumes culturais da poetisa, assim como as características sociais e culturais do povo goiano, nos anos em que viveu Cora Coralina. O que mais me chamou a atenção em relação ao acervo virtual foi a possibilidade de ouvir a voz da protagonista do Museu em gravações, onde a mesma conta pequenos detalhes da sua história como poetisa. Também a maneira como os objetos estão organizados e distribuídos facilitando uma observação mais detalhada dos mesmos, principalmente no que diz respeito à linha do tempo, com datas e textos de acontecimentos importantes da vida poetisa.

Não foi possível constatar alguma diferença entre uma visita presencial e uma visita virtual a um museu, pois ainda não foi possível conhecer nenhum museu pessoalmente, porém, constatei que é possível sim, através das novas tecnologias, o acesso às múltiplas atividades culturais produzidas pelo homem, sem necessariamente sair de casa, e de forma globalizada.

Apesar de ser uma visita apenas virtual, creio sim que foi possível adquirir um conhecimento significativo do museu, bem como, da história e dos elementos externos que o compõem, como as ruas que dão acesso físico ao mesmo, a praça, a estátua com o busto de Cora Coralina, a ponte e o rio. As informações são muito enriquecedoras, não somente pelo conteúdo, mas pelo acesso aos modos e fazeres históricos e sociais que marcaram um tempo na história.

O site oferece imagens em dimensões diversificadas, com várias opções de direcionamento interno e externo e detalhamento dos objetos, bem como informações auditivas, capazes de despertar o interesse do turista virtual, promovendo uma melhor interação entre o visitante e o local da visita. O site também possui outras opções de locais para visita virtual.

A experiência superou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com