TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do período militar brasileiro

Tese: Análise do período militar brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

1- Assista ao Documentário postado no grupo (http://www.youtube.com/watch?v=cViE1fZ3tzA), e faça uma análise do período Militar brasileiro, citando o papel da vitória do Brasil na Copa de 1970 para a manutenção do regime Militarista.

RESPOSTA: No período da ditadura comandada por Médici, o país passou ao mesmo tempo por tortura, censura e facilidade de crédito ao povo, onde Médici tirava o maior apoio.

Através da transmissão da copa de 70, onde o povo delirava com os gols e o show que os jogadores faziam em campo, o Brasil se escondia mostrando um país próspero e feliz onde na realidade presos sofriam torturas e eram mortos nas próprias celas e ainda existia a interferência politica no time, na escalação e entre a comissão técnica. O auge econômico que o país ganhou durante a copa foi um marco, pois muitas indústrias se instalaram no país e muitos empregos surgiram, o que foi ótimo para o desenvolvimento do país e para continuar demonstrando que estavam passando por um processo de melhoria e desenvolvimento. O futebol foi uma arma maravilhosa para esconde a tortura e infiltrar militares entre os times, as comissões e emlugares diferentes para terem total controle de tudo o que acontecia entre os jogadores e o país em si.

A operação Condor foi à união de muitos países para uma ditadura geral e dura, um dos piores momentos de tortura onde os próprios militares negavam os assassinatos e roubos de dinheiro, uma parceria entre países . Através do futebol a ditadura foi escondida e executada com mais força e dureza, realizando sequestros e passando a imagem de um país em paz e feliz, onde na verdade pessoas morriam por esconder as coisas, morriam por não poder se manifestar verdadeiramente e viver com medo de viver. A cultura futebolística criou um rendimento econômico maravilhoso para o país.

2- Escolha uma das músicas abaixo, que retratam o período militar brasileiro, analise-a, busque seu autor, em qual contexto ela está inserida, qual sua história, se foi censurada, etc.

* “Cálice” – Chico Buarque

Desde o inicio a trajetória musical de Chico é marcada pela censura, pois a maioria de suas canções traz um duplo sentido e uma critica ao regime militar e as proibições nele existente.

A música de Chique Buarque tem um duplo sentido, onde seutrocadilho da palavra Cálice refere-se na verdade ao Cale-se de calar, não ter direito de expressão. Sua música foi proibida para gravação, sendo liberada apenas em 1978. Chico foi e é considerado um grande formador de opinião, influenciado pelo pai e sua familiar onde aprendeu e despertou um interesse muito grande pela historia do país ele retratava sua insatisfação de como o Brasil caminhava, sua indignação das proibições de expressão fazendo comparações e denuncias dos momentos que vivia.

Cada trecho da musica representa uma insatisfação de Chico pelo momento em que o país passava, uma indignação de como o ser humano era tratado, das coisas que aconteciam e a sociedade era obrigada a ver e não se manifestar, a cumprir ordens e não discuti-las .

Exemplo de trecho:

-mesmo calada a boca, resta o peito : mesmo sem poder expressar em voz, em gritos o desespero pela liberdade a melhoria de uma sociedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com