TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise sobre Agamenon na guerra de Tróia e a Educação Homérica

Por:   •  23/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

João Pedro Boroni

RA - 8160622

PORTFÓLIO – CICLO 2

[pic 2]

[pic 3]

Polo – Poços de Caldas - MG

2022


Análise sobre Agamenon na guerra de Tróia e a Educação Homérica

Tiestes, irmão de Atreu (rei de Micenas), teve um caso amoroso com Érope, esposa de Atreu e mãe de Agamenon. Atreu mata seu sobrinho, filho de Tiestes, por ciúmes e vingança. Tiestes teve um filho, chamado Egisto, com sua filha através de incesto. Egisto manda matar o tio, Atreu, para que Tiestes, seu pai, possa assumir o poder de Micenas. Agamenon e seu irmão Menelau, filhos de Atreu, encontram exílio com o rei de Esparta, Tíndaro. Agamenon se casa com Clitemnestra, filha de Tíndaro. Seu irmão Menelau se casa com Helena, irmã gêmea de Clitemnestra e filha de Zeus. Após a morte de Tíndaro, Menelau se torna o rei de Esparta e ajuda Agamenon a tomar o poder de Egisto e Tiestes para assumir o trono de Micenas. Muitas coisas aconteceram para o início da Guerra de Tróia, além de Helena ser levada por Páris, príncipe de Tróia. Devido a uma disputa entre Atenas, Afrodite e Hera, a guerra de Tróia se inicia. O deus do olimpo Zeus envia as três deusas a Páris depois da disputa por uma maçã dourada. Páris deu a maçã dourada à Afrodite em troca do amor de Helena. Afrodite manteve sua parte do acordo e, Helena, esposa de Menelau, foi raptada por Páris.

Quando Helena é sequestrada, Agamenon estava em comando dos exércitos gregos na guerra. Agamenon, reuniu um exército de príncipes que foram para Tróia para se aliarem à deusa Ártemis. Segundo o mito, Ártemis ficou chateada com a ideia da quantidade de mortos na guerra de Tróia. Ela estava furiosa que Agamenon se considerava um caçador tão bom quanto ela. A viagem foi interrompida por falta de vento e também por uma praga. Para tranquilizar Ártemis, Agamenon teve que sacrificar Ifigênia, sua filha. Durante a guerra, Agamenon era o comandante. Agamenon matou dezesseis soldados troianos e até centenas durante a guerra. Quando Troia foi conquistada, Cassandra, filha de Príamo, foi prometida a Agamenon como parte dos prêmios da vitória da guerra, mas ela era amada por Apolo. Cassandra diz para Agamenon não retornar para casa pois morreria. Agamenon não lhe da ouvidos e retorna mesmo assim. Ao retornar para casa, Agamenon se perde em Argólida, país de Egistro. Egistro seduz Clitemnestra e depois convida Agamenon para um banquete. Agamenon descobre a traição de sua esposa com Egisto, mas durante seu banho, é assassinado por Egisto e Clitemnestra que depois, também matou Cassandra.

Agamenon era considerado valente e se orgulhava de sua posição, o que insultava Aquiles e Crises. Isso causou muitos desastres para os gregos.

O mito destaca a vida do herói que teve início em seu refúgio por conta do assassinato de seu pai e, mais tarde, se torna rei de Micenas e, depois, herói na Guerra de Tróia. Era conhecido por ser um exímio caçador, valente, altivo e, também, valorizava muito sua posição. Esse mito do período Homérico, servia como exemplo educacional para os jovens, pois era fundamentado em encorajar as pessoas na educação a serem homens-heróis por meio de exemplos de honra e coragem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com