TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Araxá E Teresopolis

Casos: Araxá E Teresopolis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

O Seminário de Araxá aconteceu em Minas Gerais no período de 19 à 26 de Março de 1967 e teve como publico participante 38 assistentes sociais. Esse documento é um marco para a reconceituação do Serviço Social brasileiro, uma vez que assume uma orientação desenvolvimentista, e faz reflexão critica da profissão, em nível teórico-metodológico, em relação a formular uma ação articulada com as lutas dos segmentos populares, tendo como perspectiva a transformação, e também parte do questionamento da funcionalidade da profissão, ou seja, o Serviço Social no contexto dos determinantes básicos do capitalismo.

O Documento de Araxá tinha como proposta, colocar o Assistente Social não apenas como meros executores das políticas sociais, mas como capazes de formulá-las e administrá-las, ou seja, rever a funcionalidade da profissão no contexto brasileiro. Mas o que rebate essa proposta é não só a demanda específica como a técnico-funcional numa moldura autocrática burguesa que a categoria profissional assume, e isto é uma polêmica que o documento deixou de relatar. De acordo com o Documento, o Serviço Social teria contribuição positiva no desenvolvimento através das mudanças nos aspectos econômicos, tecnológicos, socioculturais e político-administrativos. A direção dessas mudanças deveria ser induzida via planejamento integrado, a priorização é econômica e tecnológica, e suas dimensões sociais e políticas são associadas à cultura e a administração.

A reflexão que se faz é a relação entre “objetivo remoto” e “objetivos operacionais” da profissão e verifica-se que o aspecto tradicional está em concordância com a operacionalização “moderna”. Explicita-se a postura e os fundamentos da ação do Serviço Social, que afirma, por exemplo, o direito da pessoa encontrar na sociedade as condições para sua auto-realização; estímulo ao exercício da livre escolha e de responsabilidade de decisões; respeito aos valores, padrões e pautas culturais, etc.

Dentre as funções que se atribuem à profissão, o Documento de Araxá reconhece que elas se efetivam em dois níveis: da microatuação e da macroatuação do Serviço Social. O nível da microatuação discute a prática profissional voltada para a prestação de serviços diretos e na macroatuação, o Serviço Social está voltado para a política e o planejamento. Essa integração supõe a participação no planejamento, na implantação e na melhor utilização da infraestrutura social. O documento entende a infraestrutura social como “facilidades básicas, programas de saúde, educação, habitação e serviços sociais fundamentais” e distingue da infraestrutura econômica e física. E ainda, entende que se a microatuação, já consagrada historicamente na prática da profissão no Brasil, só se efetivaria de fato, sincronizada à macroatuação.

Desta forma, podemos compreende que a idéia principal do Documento de Araxá está fortemente ligada ao caráter mudancista, visto que prioriza o desenvolvimento econômico e tecnológico numa ótica da dimensão social verdadeiramente fatorialista. Embora preocupado com a teorização do Serviço Social, o Documento de Araxá não a enfrenta explicitamente, pois acaba reduzindo a teorização a uma abordagem técnica operacional em função do modelo básico do desenvolvimento.

Outro importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com