TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Araxá E Teresópolis-Resumo

Trabalho Universitário: Araxá E Teresópolis-Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2013  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  4.008 Visualizações

Página 1 de 2

Os Encontros Regionais de Araxá e Teresópolis

Os documentos de Araxá-1967 e Teresópolis-1970 representam um marco histórico no serviço social, onde a profissão passou por um momento de reflexão sobre sua base e prática.

Embora tenham sido realizados sete encontros regionais para analisar ambos os documentos, esses eventos se processaram de maneira distintas. Com base no documento de Araxá os participantes foram convidados a opinar sobre a validade teórica do documento, os aspectos omissos e as reformulações cabíveis.

Com base no mesmo, durante os encontros são feitos vários apontamentos: há uma série de indagações sobre diversos termos que não são definidos no documento; ao estudar o desenvolvimento de comunidade, sentia- se uma confusão; a influência de certos termos pouco precisos; os assistentes sociais procuravam uma teoria de ciência social que explicasse os fenômenos com os quais se defrontavam; tendência para uma mudança na terminologia, para introdução de novos termos como abordagem em vez de processo, avaliação em vez de diagnósticos, dentre outros; intervenções mais radicais em relação à posição do serviço social e da ação social; desenvolvimento de uma ação política junto às estruturas de poder; procura de uma atitude mais científica e menos filosófica.

Durante os encontros ao estudarem os documentos de Araxá, foram apontadas falhas e formuladas indagações, algumas citadas acima, ora pertinentes, ora ingênuas; contudo, podemos constatar um grande progresso com relação à procura da cientificidade.

Com relação ao documento de Teresópolis, não foi possível a redação de um relatório final, devido à maneira como se processou o seminário, logo, foram publicados três documentos anexos e o relatório dos grupos A e B. O grupo A estudou os tema “Fenômenos e variáveis significativas para a prática do serviço social” e “Aplicação da Metodologia do serviço social”; já o outro grupo “concepção científica da política do serviço social” e “Aplicação da metodologia em nível de planejamento, administração e prestação de serviços diretos”.

Quanto à metodologia utilizada os participantes propuseram a participação do estudo em três itens: “Fundamentos da metodologia do serviço social”; “Concepção científica da prática do serviço social” e “Aplicação da metodologia do serviço social”.

Diferentemente dos de Araxá, os encontros regionais de Teresópolis não contribuíram aos estudos do seminário nem propuseram respostas aos questionamentos levantados em Araxá, com outro discurso, reafirma-se o que já tinha sido aceito e repetem-se questionamentos anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com