TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aristides de Sousa Mendes

Por:   •  5/12/2018  •  Bibliografia  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

     

Bernardo Pinto Leite Correia Branco

[pic 2]

“Igualdade na liberdade”, foi este o mote para que fosse dado início a uma série de debates gerados pela oposição da razão ao dogma e, consequentemente, oposição entre as teorias do Direito Divino e as teorias democráticas que colocam, então, o Homem no centro da discussão e, essencialmente, no centro do Universo.

Com o apoio e esclarecimento que cada vez mais a ciência dava ao Homem, começava a ser mais fácil desfazer certos e determinados dogmas.

De modo a que seja regulada esta questão de igualdade na liberdade há sempre uma tendência para o surgimento de (à partida) curiosos com as suas teorias influenciadores de conhecimento, Thomas Hobbes e John Locke. Através de questões carentes de qualquer resposta como a da “releitura” de uma liberdade natural em prol de uma liberdade política surgem teorias de sustentação. Referencias aos Absolutismo em Inglaterra do Sec. XV ao XVII em que a crise político-religiosa é tema de ordem e estrutura uma relação entre parlamento e monarquia (órgãos à partida indissociáveis), tendo isso substância para o pensamento de Hobbes e de Locke. Estes, como que em tom de pacto, abordavam as marcas e o medo trazidos da Guerra e o enfraquecimento daquilo que era o anglicanismo.

Por Hobbes é dada a garantia de que o estado de natureza é conflituoso entre os homens numa desmedida que faz os Homens derem presas uns dos outros. Deste pensamento de Hobbes, Locke surge em contrassenso ã Leviatã de Hobbes, defendendo que a Guerra seria evitada em sem esse terceiro elemento de Hobbes mas com valores como o trabalha, saúda, vida, etc,  que criariam no Homem um sentimento de paz e harmónico dependente somente do seu comportamento.

Mesmo a com esta dissonância de argumentos a ótica de igualdade é salvaguardada.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (796.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com