TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Da Mesopotâmia

Exames: Arquitetura Da Mesopotâmia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  1.953 Visualizações

Página 1 de 3

Arquitetura da Mesopotâmia, foi o conjunto de obras realizadas pelas civilizações do antigo Oriente Médio que habitaram a região compreendida entre os rios Tigres e Eufrates, atual Iraque, desde a pré-história até o século VI a.C.

Vários povos antigos habitaram essa região. Entre eles é possível destacar: sumérios, acádios, assírios e babilônicos.

A arte mesopotâmica é menos conhecida do que a arte egípcia. Não havia pedreiras no vale dos Tigre e do Eufrates. A maioria dos edifícios tinha que ser construída com tijolos de barro cozidos ao sol ou crus e argila (abundante e empregada também nas grandes construções); além do betume (consolidação das alvenarias e impermeabilização); A Pedra e a madeira eram escassas.

O povo sumério foi o primeiro a controlar a região e desenvolveu a arte. Um edifício característico da arquitetura suméria é o zigurate. Era uma construção em forma de torre, composta de sucessivos terraços, em geral sete, e encimada por um pequeno templo; Que tanto podia ser um santuário, como um local de observações astronômicas.

Zigurate da cidade de Ur

Um exemplo de zigurate sólido e abrangente é o da Torre de Babel, situado na antiga Babilonia.

Basicamente os sistemas construtivos da época mesopotâmica eram: construções sobre plataformas; coberturas planas; escadas e rampas; colunas de tijolos; muralhas e paredes muito espessas.

Outra criação suméria que influenciou os vários períodos da arquitetura mesopotâmica foram as abóbadas e arcos. *desenho Abóbada*: cobertura de seção curva.

A arquitetura religiosa baseava-se em templos simples e os zigurates e a arquitetura civil em palácios e residências.

A arquitetura funerária apresenta um desenvolvimento bastante menor na Mesopotâmia. Os túmulos possuíam câmaras subterrâneas abobadadas, de tijolos. Em alguns lugares, não faziam a mumificação e nem construíram túmulos complicados. Os mortos eram enterrados sob o piso da casa sem caixão. Essa escassez vem em parte demonstrar a pouca fé que depositavam numa vida após a morte.

Já os monarcas aquemenidas mandavam escavar grandiosos monumentos funerários nas rochas de montanhas sagradas. A tumba de Ciro O Grande, entalhada na rocha combina elementos arquitetônicos das diversas culturas do mundo antigo, possuindo sete passagens largas levando à sepultura, com uma entrada estreita e baixa.

A arquitetura era imponente e ornamentada. Vastos palácios foram construídos de tijolos e madeira sobre alicerce de pedra e decorados com relevos, estátuas de metal, pintura nas paredes e trabalhos coloridos de esmalte. Intrincados arranjos de pátios, salas, escadarias, corredores e jardins, davam-lhes grandes qualidades de grandeza. As abobadas e portas arqueadas aparecem assim como colunas.

*Outra influência da arquitetura sumeriana pode ser vista atualmente na Grande Mesquita da Samarra no Iraque. O minarete tem uma rampa exterior em forma de caracol que termina num pequeno templo.*

A arte da mesopotâmia desenvolveu-se ao longo de muitos séculos e de diferentes civilizações, mas caracterizou-se principalmente pelo seu exibicionismo e luxo.

BIBLIOGRAFIA

GARBINI,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com