TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Expedições Dos Bandeirantes

Ensaios: As Expedições Dos Bandeirantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

“As Expedições dos Bandeirantes”

Introdução

Os Bandeirantes foram sertanistas do Brasil Colonial, que, a partir do início do século XVI, penetraram nos sertões em busca de riquezas minerais, sobretudo a prata, abundante na América espanhola, índigenas para escravidão ou extermínio de quilombos.

Objetivo

As Expedições dos Bandeirantes foram grupo de homens, que saiam de São Paulo e São Vicente, que dirigiam-se para o interior do Brasil caminhando através de florestas e também seguindo caminho por rios, o Rio Tietê foi um dos principais.

Procedimentos:

Foram feitas pesquisas na internet para realização deste trabalho com o objetivo de descrever a história mais correta sobre As Expedições dos Bandeirantes.

Desenvolvimento:

No início da colonização, os interesses de Portugal se concentravam no litoral ou próximo dele, uma vez que nele estavam localizados o manuseio do pau-brasil o plantio da cana-de-açúcar. O fator geográfico, portanto, foi um dos que mais desmotivaram a penetração dos colonizadores: a Serra do Mar, que era uma "grande muralha", recoberta por densas matas, dificultava a penetração. Em 1585, Fernão Cardim, tendo acompanhado o padre jesuíta Cristóvão de Gouvea de São Vicente a São Paulo, relatou: "O caminho é cheio de tijucos, o pior que nunca vi e sempre íamos subindo e descendo serras altíssimas e passando rios e caudais de águas frigidíssimas". Os rios serviam somente como pontos de referência, oferecendo poucas condições à navegação, pois possuíam diversas quedas d'água, corredeiras e formações rochosas, sendo um outro empecilho à penetração do branco no território brasileiro.

Houve três tipos de bandeiras: as de tipo presador, para a captura de índios (chamado, indistintamente, "o gentio") para vender como escravos; as de tipo prospector, voltadas para a busca de pedras ou metais preciosos e as de sertanismo de contrato, para combater índios e negros (quilombos).

Os principais bandeirantes foram Fernão Dias Pais, Antônio Rodrigues Arzão, Pascoal Moreira Cabral e Bartolomeu Bueno da Silva. Havia também figuras como Carlos Pedroso da Silveira, sócios e procuradores dos bandeirantes, com papel igualmente importante. .

Conclusão

Pode-se dizer que os bandeirantes foram responsáveis pela expansão do território brasileiro, desbravando os sertões além do Tratado de Tordesilhas. Por outro lado, agiram de forma violenta na caça de indígenas e de escravos foragidos.

Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeirantes

https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120207152205AAtE3VA

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Bandeirantes/91672.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com