TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEI DE OFERTA E DEMANDA NOS MERCADOS DO MUNICIPIO DE NOVA BANDEIRANTES

Por:   •  11/5/2017  •  Artigo  •  4.190 Palavras (17 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

INSTITUTO EDUCACIONAL DO NORTE DE MATO GROSSO (IENOMAT)

FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA (FADAF)

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARILAINE DA SILVA DOS SANTOS

RENNER ALVES

VIVIAN MARCILIO PÉRIGO

LEI DE OFERTA E DEMANDA NOS MERCADOS DO MUNICIPIO DE NOVA BANDEIRANTES

Alta Floresta-MT

2016

MARILAINE DA SILVA DOS SANTOS

RENNER ALVES

VIVIAN MARCILIO PÉRIGO

LEIDE OFERTA E DEMANDA NOS MERCADOS DO MUNICIPIO DE NOVA BANDEIRANTES

Artigo elaborado no segundo semestre sobre demanda e oferta, da disciplina de Economia, do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF), sob orientação do Professor Eduardo José Freire

Alta Floresta-MT

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 LEI DE OFERTA E DEMANDA: Seus conceitos e como equilibrá-los        4

3  METODOLOGIA        7

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO        9

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12

APÊNDICES        14

ANEXOS        15


LEI DE OFERTA E DEMANDA NOS MERCADOS DO MUNICIPIO DE NOVA BANDEIRANTES

ALVES, Renner[1]

PÉRIGO, Vivian Marcilio[2]

SANTOS, Marilaine da Silva dos[3]

RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo geral saber o nível de demanda e oferta dos comércios Mercado Bis e Mercado Pará, do município de Nova Bandeirantes/MT. Buscando saber de que maneira as empresas comerciais conseguem amenizar os problemas relacionados à alteração do preço relacionado à oferta e a demanda dos produtos e assim equilibrando-os. A metodologia aplicada baseia-se no método indutivo, utilizando a técnica de entrevista para a coleta de dados e fazendo pesquisa de campo para à obtenção dos resultados esperados. No final, concluímos que os proprietários têm pontos de vista diferentes, e, mesmo que seus mercados estejam crescendo na cidade, ambos devem procurar conhecer mais sobre oferta e demanda.

Palavras-chave: Demanda. Equilíbrio. Oferta.

                                                         

1 INTRODUÇÃO        

A lei de oferta e demanda é aquela que estabelece a relação entre a procura de um produto e a quantidade que é ofertada, procurando equilibrar ambas, são aspectos que afetam no desempenho do mercado, pois esses aspectos que ajudam a determinar o preço do produto que será vendido no estabelecimento. Vasconcellos e Garcia (2008, p. 53) dizem que “a interação das curvas de demanda e de oferta determina o preço e a quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço em um dado mercado”. Portanto, oferta e demanda pode ser entendida como as forças que determina o preço e a quantidade vendida em determinado comércio.

A demanda está relacionada à quantidade de um bem que os clientes querem e podem comprar, Souza (2003, p. 71) confirma o pensamento acima dizendo que “a quantidade demandada de um bem X varia inversamente com seu preço, permanecendo constantes a renda disponível do consumidor e o preço dos demais bens”, ou seja, existe certa dependência de vários fatores, como por exemplo o preço do bem, a renda do consumidor, o preço de outros bens, os hábitos e gostos do consumidor.

A oferta pode ser definida como um fluxo da quantidade de bem que o proprietário deseja vender no mercado, durante um determinado período. Silva e Luiz (2001, p. 161) explicam que “quanto maior o preço de um bem, maior será a quantidade ofertada desse bem. Do mesmo modo, quanto menor o preço de um bem, menor será a quantidade ofertada”. O seu valor também é influenciado por diversos fatores, Viceconti e Neves (2002, p. 21) apontam os principais, sendo eles: “o preço do bem, preço dos insumos utilizados na produção, tecnologia, preço de outros bens”.

O maior desafio para um comércio com a lei de oferta e demanda é conseguir equilibrar ambos, pois se a demanda cair a oferta tende a cair, e, se a oferta estiver maior que a demanda, está tende a cair com frequência, assim prejudicando o lucro da empresa em cima do produto ofertado. Por esse motivo é importante equilibrar o mercado, pois quantidade demandada varia inversamente com os preços enquanto a quantidade ofertada varia diretamente com os preços, e para determinar esse preço o mercado deve estar em equilíbrio, Silva e Luiz (2001, p.166) completam dizendo que “deve ser encontrado um preço pelo qual os empresários e os consumidores realizem seus negócios, isto é, vendam e comprem certa quantidade de bens ou de serviços. ” Partindo desses pensamentos questiona-se: de que maneira as empresas comerciais conseguem amenizar os problemas relacionados à alteração do preço relacionado à oferta e a demanda dos produtos e assim equilibrando-os?

A partir da problemática, temos como objetivo geral saber o nível de demanda e oferta que os mercados do município de Nova Bandeirantes, município localizado na região norte do estado de Mato Grosso. Está pesquisa está sendo realizada pelo interesse em saber como os proprietários de mercados de um município de pequeno porte equilibram a oferta e a demanda.

Este artigo encontra-se organizado em Introdução, seguido do Desenvolvimento em que se apresentam conceitos e discussões acerca da lei de oferta e demanda, a metodologia empregada para coleta e interpretação dos resultados, foi análises acerca dos dados coletados na pesquisa de campo. Por último, apresenta-se breves considerações finais.

2 LEI DE OFERTA E DEMANDA: Seus conceitos e como equilibrá-los

Um dos princípios básicos da economia é o estudo da oferta versus a demanda, onde possuímos três questões básicas, sendo elas: O que produzir? Como produzir? Para quem produzir?

A lei de oferta e demanda serve para auxiliar os econômicos, a saber, como os preços variam de acordo com o equilíbrio entre a disponibilidade e a procura, buscando equilibrá-los. Gremaud [et.al.] (p. 117, 2001) destaca dizendo “o preço em uma economia de mercado é determinado tanto pela oferta quanto pela procura”. Devemos lembrar que oferta e demanda não são iguais, por isso devemos saber o que cada um significa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (172.5 Kb)   docx (46.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com