TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Sete Maravilhas Do Mundo Antigo

Monografias: As Sete Maravilhas Do Mundo Antigo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 3

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO

Seis dos sete admiráveis monumentos e esculturas da Antiguidade já desapareceram. Só restaram as pirâmides do Egito. A primeira lista das maravilhas do mundo teria sido feita pelo poeta grego Antípatro de Sídon, entre os anos de 150 a 120 a.C.

O que ficou conhecido na posteridade como as “Sete Maravilhas do Mundo” foi um conjunto de obras feitas pelo homem, que foram nomeadas e listadas pelos gregos com o intuito de apresentar “as sete coisas dignas de serem vistas”. As obras se distinguiam por sua beleza, grandeza, suntuosidade e magnitude.

Mesmo que tenham sido os gregos a listar a “Ta hepta Thaemata", como eles as chamavam, apenas uma se localizava na Grécia, a “Estátua de Zeus”, as demais estavam em outras localidades. O Colosso de Rodhes, na Ásia Menor; o Templo de Ártemis e o Mausoléu de Helicarnasso, em Éfeso; As Pirâmides de Gizé e o Farol de Alexandria, no Egito; e Os Jardins Suspensos da Babilônia, no atual Iraque.

1. ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia)

Foi esculpido por Fídias, o mais célebre escultor da Antiguidade. O escultor representou Zeus sentado em seu trono, indicando sua superioridade sobre os demais deuses do panteão grego em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze metros de altura e era toda inscrustada de ouro e pedras preciosas. Estava na cidade de Olímpia até que um terremoto a destruiu, possivelmente em 1215.

2. TEMPLO DE ÁRTEMIS (Turquia)

Levou duzentos anos para ficar pronto - em 450 a. C. - na cidade de Éfeso. Suas 127 colunas de mármore atingiam 19 metros de altura. Depois de ter sido incendiado em 356 por Eróstrato, foi reconstruído (dessa vez em vinte anos) e destruído novamente em 262 pelos godos. Possíveis vestígios podem ser encontrados hoje no Museu Britânico.

3. COLOSSO DE RODES (Grécia)

A gigantesca estátua de Hélio, o deus do sol, tinha 46 metros de altura, era toda de bronze e pesava 70 toneladas. Construída para homenagear o deus Hélios (deus do Sol) devido ao auxílio na vitória sobre o exército de Demétrio Pollorcetes De pernas abertas, ficava na entrada do golfo de Rodes, uma ilha do mar Egeu. Foi destruída por um terremoto em 224 a. C.

4. MAUSOLÉU DE HALICARNASSO (Turquia).

Artemisa II, irmã e esposa do rei Mausolo, mandou construir o maior e mais suntuoso túmulo de todas as épocas. Sua base era de mármore e bronze, com revestimento em ouro. A obra ficou pronta em 352 a.C. No alto da construção viam-se as estátuas do rei e da rainha. Artemisa morreu antes de ver o mausoléu terminado. Fragmentos desse monumento são encontrados no Museu Britânico, em Londres e em Bodrum, Turquia.

5. FAROL DE ALEXANDRIA (Egito).

Erguia-se numa das ilhas de Faros, perto de Alexandria construído pelo arquiteto grego Sóstrato de Cnido, por volta de 250 a.C., tinha uma torre feita de mármore e argamassa, de 135 metros de altura para orientar os marinheiros em suas viagens noturnas, era iluminado pelo fogo de lenha ou carvão, inaugurado em 270 a. C. Resistiu a vários terremotos, mas começou a ruir por volta do século IV.

6. JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA (Iraque).

Foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com