TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade No Mundo Antigo

Trabalho Universitário: Contabilidade No Mundo Antigo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  5.126 Visualizações

Página 1 de 4

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Nome:

A CONTABILIDADE

NO MUNDO ANTIGO

Sorocaba, 2013 

Nome:

A CONTABILIDADE

NO MUNDO ANTIGO

Trabalho de conclusão de semestre elaborado para disciplina de Linguagem, Trabalho e Tecnologia, requisitada e instruída pela professora tal..

Sorocaba,2013

RESUMO

Este trabalho apresenta a história da contabilidade no mundo antigo. desde sua origem, passando pelo mundo medieval, pelo mundo moderno, científico, pela bíblia, até os dias atuais.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

PERÍODO ANTIGO 5

PRIMEIROS REGISTROS CONTÁBEIS 5

O SISTEMA CONTÁBIL 6

NA BÍBLIA 6

FREI LUCA PACIOLI 7

CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que foram se aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas até hoje. O objetivo é disponibilizar as pessoas o maior conhecimento da história da contabilidade no mundo antigo, reforçando a sua importância no nosso cotidiano.

PERÍODO ANTIGO

Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos.

O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra "Conta" designa o agrupamento de itens da mesma espécie.

As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações.Os primeiros controles eram estabelecidos pelos templos, o que perdurou por vários séculos.

Os suméricos e babilônicos, assim como os assírios, faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tábuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centímetros, tendo faces ligeiramente convexas.

Os registros combinavam o figurativo com o numérico. Gravava-se a cara do animal cuja existência se queria controlar e o numero correspondente às cabeças existentes.

PRIMEIROS REGISTROS CONTÁBEIS

Esses primeiros registros contábeis constituíam-se em fichas de barro, guardadas em receptáculos de barro, que eram utilizadas na contagem do patrimônio. Por exemplo, uma ficha de barro poderia representar um boi. Se esse boi fosse transferido para outra pastagem ou fosse emprestado, a sua ficha seria igualmente transferida para um outro receptáculo de barro, registrando dessa forma o evento ocorrido e auxiliando o controle do patrimônio por parte do proprietário. Dessa forma, um único evento contábil (por exemplo, um empréstimo de um boi) envolveria dois receptáculos de barro: um, representando o estoque de bois do dono do boi, forneceria uma ficha e outro, representando o direito do dono do boi sobre a pessoa que estava tomando o boi emprestado, receberia esta ficha. Isto seria um duplo registro da transação, ou em outras palavras, um lançamento de partida dobrada.

O SISTEMA CONTÁBIL

O Sistema Contábil é dinâmico e evoluiu com a duplicação de documentos e "Selos de Sigilo". Os registros se tornaram diários e, posteriormente, foram sintetizados em papiros ou tábuas, no final de determinados períodos. Sofreram nova sintetização, agrupando-se vários períodos, o que lembra o diário, o balancete mensal e o balanço anual.

Já se estabelecia o confronto entre variações positivas e negativas, aplicando-se, empiricamente, o Princípio da Competência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com