TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tradições Populares e Religiosidade Católica em Esperantina na década de 60 a 70

Por:   •  22/12/2017  •  Resenha  •  2.474 Palavras (10 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 10

         UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI [pic 1][pic 2]

        CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - CEAD

        COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

        DISCIPLINA: MEMÓRIA E HISTÓRIA

        PROFESSOR DA DISCIPLINA: PROF. Nilsângela Cardoso Lima

        TUTOR A DISTÂNCIA: PROF. Maria dos Navegantes Gomes Rodrigues

        TUTOR  PRESENCIAL: PROF. Luzia Claudia dos Santos

        

ATIVIDADE ESCRITA II- RELATÓRIO DE PESQUISA

                                             

JUCIANA PEREIRA LUSTOSA

LAIS MENDES MORAES

LAYANA MARCIA C. PEREIRA

VALERIA DIONISIA AMORIM

                                                                     ESPERANTINA – PI

                                                30 DEABRIL  DE 2017


Semana Santa

Tradições Populares e Religiosidade Católica em Esperantina na década de 60 a 70.

Juciana Pereira Lustosa

Laís Mendes Morais

Layana Marcia Carvalho Pereira

Valéria Dionísia Amorim

Introdução

A Semana Santa é o período em que a igreja católica apostólica romana, celebra a paixão morte e ressurreição de Jesus Cristo, considerado pelos mesmos como o “filho de Deus”. Em 325 d.C, o Concílio de Niceia, presidido pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, fabricou e consolidou a doutrina da Igreja Católica, como a escolha dos livros sagrados e as datas religiosas. Ficou decidido também que a Semana Santa seria comemorada por uma semana (do domingo de ramos ao domingo de Páscoa). Nesse Concílio também foi adotado o Catolicismo como religião oficial do Império Romano. Cada dia da comemoração faz referência a um acontecimento: o domingo de ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que ele ressuscitou.

A presente pesquisa tem como finalidade a obtenção de nota na disciplina de Memória e História, e traz como temática o interesse em  investigar a Semana Santa das pessoas que viveram nas décadas de 60 a 70 em Esperantina, focando em seus costumes populares, suas crenças, comidas típicas, mitos e lendas desta época consagrada santa pela igreja católica e seus fieis. Na referida pesquisa se buscou investigar quais e que costumes passaram de geração em geração e quais se perderam com o tempo através de entrevista com idosos, buscando gerar conhecimento para as futuras gerações e escrever de modo a preservar a cultura popular.

Justificativa:

A pesquisa realizada buscou investigar que transformações sofreram os costumes populares no período da semana Santa em Esperantina, tendo ainda como intuito mostrar as gerações atuais e futuras, como os católicos costumavam se comportar na década de 60 e 70; quais seus costumes, crenças e etc, entendendo-se assim a importância de se preservar a história e a cultura local.

Objetivo Geral:

A pesquisa foi realizada como atividade da disciplina de Memória e História, e buscou  investigar, bem como divulgar resultados a respeito do tema, de importância relevância para a cultura popular e historiográfica da cidade de Esperantina.

Objetivos Específicos:

Escrever a história da Semana Santa na cidade de Esperantina;

Transcrever as histórias guardadas até então somente na memória dos entrevistados;

Perceber como esses valores culturais foram repassados entre as gerações.

Metodologia:

Nesta pesquisa buscou-se investigar sobre a semana santa em Esperantina- PI, os ritos religiosos e populares, bem como suas crenças e tradições, fez-se por tanto uma pesquisa em sites religiosos e didáticos afim de ser ter uma base teórica sobre o assunto, e averiguar as diferenças culturais da semana santa em diversas regiões do Brasil, além disso foram entrevistados 5 idosos residentes em diferentes bairros  da cidade de Esperantina, com idade de 55 a 65 anos, sendo eles: Maria Gomes da Silva, Antonio Pereira, Sebastião Ferreira de Araujo, Conceição de Maria Silva Morais, Suzana Pereira, MORADORES DOS BAIRROS XXXXXque, onde os mesmos, relataram de forma oral sobre como era semana nos anos de 1960  a 1970 na cidade de Esperantina. A entrevista foi realizada através de áudio e depois transcrita para o relatório,  na casa de cada entrevistado. Após a coleta de dados, foi realizado este relatório sobre o que foi visto e ouvido, construindo-se assim a história sobre a semana santa em Esperantina.

Desenvolvimento:

O município de Esperantina, está situado na mesorregião norte do Estado do Piauí, na microrregião do Baixo Parnaíba Piauiense e na margem esquerda do rio Longá. A sede municipal fica a 180km da capital Teresina, com uma população de 38.607 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, de 2013, e uma área de 926,46 Km2, o município é limitado ao Norte pelos municípios de Morro do Chapéu do Piauí e Joaquim Pires: ao Sul com Barras e Batalha; a Leste com Batalha e a Oeste com Morro do Chapéu do Piauí, São João do Arraial e Campo Largo. Assim como a maioria das cidades brasileiras, Esperantina mantém muitos costumes e tradições católicas durante a semana santa, alguns deles serão discutidos neste trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (395.5 Kb)   docx (609.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com