TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As intervenções militares

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

Durante a guerra fria muitas guerras e conflitos foram traçados através de disputas ideológicas entre capitalistas e socialistas. As duas grandes potencias envolvidas no conflito os Estados unidos da america (EUA) e a união das republicas socialistas suvietivas (URSS) protagonizaram uma corrida armamentista que gerou inúmeras implicações no cenário internacional. Com o fim da Guerra fria os EUA se sobressai como a principal potencia no sistema internacional, e novos estados nacionais surgem no sistema internacional em situação de falência oriundos dos processos de descolonização.

Após a guerra fria as grandes crises do sistema internacional giraram em torno dos estados falidos como o Haiti, a somalia, bosnia entre outros. A comunidade internacional sempre intervil nesses estados através de ajudas humanitárias, após o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 o cenário internacional se depara com um novo tipo de problema pois um estado considerado fraco, falido de uma hora para outra passa a ser considerado um problema para a segurança internacional.

É inserido nesse cenário que os eua lança a sua guerra ao terror, cuja reconstrução de um estado dito falido passa a ser ponto fundamental na sua agenda de politica externa, buscando dessa forma assumir um papel importante no cenário internacional.

Ver print do paint!!!!!

Os estados falidos deixam de ser vistos como aqueles estados que precisam de ação humanitária mas sim aqueles que apresentam ameaças a segurança internacional considerando que de seu terrirorio passaram a surgir grupos terroristas, corrupção e a proliferação de armas de destruição em massa.

A concepção de estado falido mais ultizada com o fim da guerra fria e após o atentado terrorista do 11 de setembro é aquela que usa como critério de comparação a capacidade que o governo tem de controlar seu território e manter a ordem interna.

Em 1992 os altores Helman e Ratner publicam o artigo Saving failed states(34) na revista foreign policy onde se define pela primeira vez um estado falido.

“ Estado falido se define como aquele que completa incapacidade de se sustentar como um membro da comunidade internacional, sendo recorrentes cada vez mais estados nessas condições devido a conflitos civis, falências de governos e privação econômica”. (Helman, Ratner, 1992).

Helmant e Ratner afirmam que os estados colocam a vida de seus próprios cidadões em perigo e ameaçam a segurança internacional com a instabilidade politica, os altos índices de refugiados que apresentam.

O Afeganistão é um país que possui muitas das carcateristicas citadas acima sendo rotulado como um estado falido. O inicio da guerra civil no na qual os contentores almejavam cercar Cabul e assumir o controle do afagnistao se deu com a saída da URSS do país e a queda do governo central afegã. Com o inicio da guerra civil o afeganistao passou a ser um país no qual cada região era controlada por uma facção, esse cenário so muda em 1996 quando o talibã chega ao poder conseguindo ampliar o seu domínio pelo território Afegã.

Com o talibã no poder o pais passa a ser visto como um país ameaçador do que propriamente um pais fracassado , e uma ameaça só é combatida com a implementação de um novo regime politico, com a reconstrução do estado.

O país fracassa pois não possui capacidade institucional econômica e politica para sobreveiver enquanto estado soberano e tais problemas estão relacionados a problema de governaça interna nesse contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com