TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As leis sobre a abolição do comércio de escravos

Artigo: As leis sobre a abolição do comércio de escravos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Artigo  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

Em 1850 foi promulgada a lei Eusébio de Queiroz que aboliu definitivamente o tráfico de escravos da África para o Brasil.Todavia,esta não foi a única lei destinada a combater o tráfico de africanos para o Brasil.Em novembro de 1831 entrou em vigor uma lei que procurava dar andamento a um tratado firmado em 1826 entre a Inglaterra e o Brasil o qual três anos após a sua ratificação(que se deu em 1827) declararia como ilegal o comércio de escravos para o Brasil.Esta lei,contudo,não produziu os efeitos desejados.Desenvolva considerações acerca do que contribuiu para o fracasso da lei de 1831 e das condições que possibilitaram o êxito da lei Eusébio de Queiroz.

A lei de 1831 não deu certo porque os juízes que deveriam fiscalizar eram os grandes proprietários de terras e compradores de escravos. (o mesmo que dar banana para macaco vigiar)

Em 1845 a Inglaterra então fez a lei Bill Aberdeen que impediu a continuidade do trafico, colocando seus navios no Oceano Atlantico e prendendo todos os navios negreiros. (veja o filme "Amistad", mesmo assim o Brasil continuava traficando às escondidas..

Em março de 1850, o primeiro-ministro britânico Gladstone, obrigou o Brasil ao cumprimento dos tratados, ameaçando-o com uma guerra de extermínio. O governo brasileiro finalmente se curvou ante as exigências britânicas e em 4 de setembro de 1850 promulgou a lei de extinção do tráfico pelo ministro Eusébio de Queirós. (cultura brasil.org)

Obs. todo o processo de interrupção do trafico negreiro, foi proposto e pressionado pela Inglaterra que precisava de pessoas assalariadass para garantir o escoamento de seus produtos, não por idealismo ou consideração a negros. E o Brasil acabou acatando primeiro pelo medo da população negra suplantar a branca com insurreições constantes (já estava no segundo reinado) e por que a Inglaterra podia realmente acabar com o Brasil numa guerra dextermínioio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com